Em meio a papéis antigos de uma caixa que minha avó mantinha com muito carinho em vida, encontrei essas curiosas e bem conservadas lembrancinhas impressas com o nome do Padre Germano
Em meio a papéis antigos de uma caixa que minha avó mantinha com muito carinho em vida, encontrei essas curiosas e bem conservadas lembrancinhas impressas com o nome do Padre Germano, datadas entre os anos de 1948 e 1956, poucos anos após a emancipação do nosso município.
A maioria dessas lembrancinhas tem o tamanho semelhante a um cartão de visita, ilustração colorida trazendo o tema da festividade na parte da frente, e no verso a escrita. Todas em papel flexível, num estilo gráfico muito bem produzido para a pouca tecnologia da época.
Essas lembrancinhas faziam referência às festividades da Semana Santa, Natal, Festa da Padroeira, Festividades do Mês de Maio, comemorativa aos 10 anos de Pároco, entre outras. Ao final das escritas, todas trazem a bênção do Padre, e datadas com dia, mês e ano.
Observando esses pequenos papéis, tive a plena certeza de como minha avó os guardava com carinho e como esses momentos foram importantes para ela e suas amigas inseparáveis. Momentos que expressam carinho do pároco com seus fiéis, e a satisfação da presença de todos.
Aos dias atuais, já nos acostumamos a receber convites via WhatsApp, assim como fotos, ou até mesmo cartõees virtuais, rapidamente repassados, sem nenhum contato físico, sem nenhuma prosa.
É a tecnologia que velozmente nos traz o mundo digital nas mãos, tirando o prazer do físico, daquela prosa com café indispensável a qualquer boa amizade.