Lições do deserto: Ouça a voz de Deus (Parte 1)

“O Senhor apareceu a Isaque e disse: “Não desça ao Egito; procure estabelecer-se na terra que Eu lhe indicar”. Gênesis 26:2

“O Senhor apareceu a Isaque e disse: “Não desça ao Egito; procure estabelecer-se na terra que Eu lhe indicar”. Gênesis 26:2
O que lemos na bíblia sobre Isaque, o segundo patriarca da fé, confirma-o como importante personagem da história e verdadeiro exemplo de determinação. As circunstâncias do seu nascimento animam os que sofrem de esterilidade espiritual. Sua submissão ao pai, na difícil jornada para Moriá, é um exemplo de obediência. Contudo, esse mérito não foi alcançado sem lutas. O milagre só se tornou realidade na vida de Isaque quando ele teve coragem de obedecer a Deus e ousadia para ser proativo no deserto.
As crises são uma realidade. Não adianta fazer de conta que elas não existem. Agora, por exemplo, vivemos uma terrível crise mundial, que afeta dos palácios às favelas, dos maiores centros urbanos às regiões mais remotas da terra. A despeito da crise mundial na saúde, assistimos, igualmente, à crise da família, à crise nos governos, à crise financeira, à crise espiritual e, sobretudo, à crise moral. Onde há pecadores obstinados, há crise, mas onde há pecadores arrependidos, há esperança!
Notamos os efeitos desta crise em todos os lugares e em cada rosto que encontramos pelo caminho. Porém, pior do que a crise é a conformação com ela. Muitos não reagem diante das adversidades, tornam-se pessoas anestesiadas cuja a esperança foi sequestrada e os sonhos sepultados. O que distingue um vencedor daqueles que tombam derrotados nos desertos da vida não são as circunstâncias. A crise chega para todos, em um ou outro momento da vida passaremos por vales. Então, por que uns fraquejam e outros triunfam diante das mesmas circunstâncias? A resposta está na atitude que cada um tem diante da crise.
A experiência de Isaque lança uma luz sobre escuridão das crises. Ele acabara de perder o pai, estava com 75 anos, já havia perdido a mãe antes. Ele sabia que aquele era um tempo de oportunidade, por isso em vez de se desesperar, ele atendeu a voz de Deus e venceu num cenário em que todos estavam fracassando. Talvez você esteja atravessando uma crise financeira, familiar, ou mesmo na área dos sentimentos. Como você tem reagido? A crise é uma encruzilhada na estrada da vida. Podemos escolher o lado dos horizontes tranquilos ou o lado dos vales de tempestades.
A segurança dos que confiam em Deus está nesta situação: enquanto a maioria está rumando para o fracasso, eles vislumbram o caminho do progresso. Isaque estava enfrentando uma crise e não era uma crise pequena. A fome assolava a terra, seu país vivia o drama do empobrecimento, a esperança do povo estava morta e os sonhos destruídos. Aquele estava sendo um tempo amargo, de fome, escassez, privações e tristezas. O que fazer quando você se vê encurralado pela crise? Qual decisão tomar quando todas as portas estão trancadas? Muitos nessa hora perdem a cabeça e cometem erros. Outros, se revoltam e pecam contra Deus. Isaque, porém, não ficou parado, apenas assistindo ou lamentando. Ele teve atitude porque era de uma questão de sobrevivência – lutar para viver ou esperar e morrer.
Talvez, você também esteja enfrentando um problema aparentemente insolúvel; o casamento que virou um deserto, onde só sobraram espinhos; o diálogo com os filhos que secou como os campos de Isaque; a renda que está minguando como os ribeiros em tempo de estiagem; a saúde que está ameaçada por uma doença implacável; a empresa que está emperrada e não consegue decolar; o sonho de entrar na universidade que está cada vez mais distante; a desilusão de um amor não correspondido. Não sei, mas talvez como Isaque, todas as noites você olhe para o horizonte esperando a chegada de uma chuva restauradora que faça renascer a vida no deserto de sua existência. Não é fácil acreditar no futuro, quando nossos planos escapam do controle, nossas previsões falham e a dor parece querer dar a última palavra. O grande perigo nessas circunstâncias é tomar a direção errada. Isaque queria ir para o Egito, lugar de fartura, riqueza e segurança. Ele foi tentado a buscar uma solução rápida, fácil e indolor. Ele queria fugir da crise, não enfrentar a crise. É mais fácil fugir do que sobreviver no deserto. Só os corajosos conseguem prosperar no deserto. A crise do homem pode ser o tempo oportuno de Deus, é na crise que nosso caráter é melhor forjado. A crise pode abrir os ouvidos da alma, pode ser uma janela aberta do céu. Milagres acontecem no deserto da crise! Em tempos difíceis devemos estar com os ouvidos sensíveis pois é justamente nesses períodos que vivemos as maiores experiências com Deus. Quando todas as soluções da terra falham, o céu aponta o rumo a seguir. O trono de Deus não enfrenta crise nem se esgotam seus recursos. As catástrofes da história não desestabilizam o governo de Deus, nem as tragédias humanas mudam os planos Divinos. Quando a crise chega, podemos nos aproximar de Deus ou podemos ser destruídos por ela. A mesma crise que levanta uns, abate outros. Por isso ouça o que Deus tem a dizer sobre essa crise que você está enfrentando!

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade