Liga da Beleza Solidária recupera autoestima de mulheres depressivas

A Liga da Beleza Solidária é um grupo voluntário disposto a resgatar a autoestima de pessoas que passam ou se recuperam de problemas pessoais, além de visar o combate à depressão. Segundo Fabiana Rosa do Nascimento e Nanda Santos, representantes da Liga, o número de suicídios em Cosmópolis foi um dos motivos que aceleraram e engrenaram o projeto.

Como iniciou?
Fabiana Rosa do Nascimento é enfermeira e se envolveu na área da beleza, justamente, porque encontrou, na área da saúde, pessoas que precisavam resgatar a autoestima. “Pessoas com câncer, pessoas que adoeceram e acabaram necessitando de ajuda com a autoestima ou estiveram depressivas. Fui me envolvendo com a causa e, hoje, migrei para a estética de uma forma bem bacana”, explicou Fabi, como é carinhosamente conhecida.

Resultados
“Eu comecei a perceber que, quando começávamos a trabalhar com elas o resgate de autoimagem, elas se sentiram, de alguma forma, melhor. Então, foram surgindo as ideias, mas, até então, este projeto tinha ficado engavetado”, comentou Fabi. Ela ainda complementou que “porém, sempre que apareciam eventos, como aconteceu no ano que passou, em uma campanha do outubro rosa, passei a notar que a autoimagem e a autoestima delas melhoravam pelo simples fato de passarem um batom”.
Nanda também confirmou que “percebemos que, em um evento que realizamos, elas chegaram tristes, algumas, ao relatarem suas trajetórias e a doença, começaram a chorar. Logo, começamos a fazer unhas, cabelo, maquiagem e, no momento da entrevista, elas se recusavam a chorar, seguravam as lágrimas, se sentiam bonitas e não queriam borrar. Elas se transformaram em mulheres mais esperançosas, fortes e alegres de uma hora para outra, quando se sentiam mais bonitas”.

A doença
Para Fabi e Nanda, a depressão é um dos motivos mais preocupantes para a Liga. “Estamos vivendo em um mundo louco, onde as pessoas da própria família não se comunicam, não conversam. A mesa era o local para se reunir, ou conversar, mas, todo mundo fica no cantinho em particular.
A depressão é uma doença silenciosa e, às vezes, temos um ente próximo passando por este processo que está isolado e ainda sem sabermos o porquê. A depressão tem atingido muitas pessoas, muitos jovens. Na fase adulta, temos mulheres em fase de divórcio, em um processo de pós-doença que ainda estão se reencontrando, e idosas que acham que não têm como agregar mais a beleza e a vaidade, mas, realmente, tem como!”

Objetivo
A Liga é composta por um grupo de profissionais da beleza, da saúde (psicológica) e coach para ajudar a recuperar a autoestima com um certo acompanhamento. “São três fases. Na primeira etapa, nos conhecemos e fazemos a automaquiagem; o segundo passo é a parte da psicóloga, onde ela faz a busca ativa destas pessoas e faz visitas para saber a gravidade do caso; e depois, acompanhamos e tentamos recolocá-las no mercado de trabalho”, concluíram as profissionais.

Patrocínio
A Liga da Beleza Solidária busca por patrocínio e colaboradores voluntários para o projeto (procure este nome nas redes sociais e faça contato).