Lilian Alves conta como concilia a maternidade com seu trabalho na Guarda Municipal

Ela superou desafios e alcançou o cargo de Secretária de Segurança Pública, se tornando a primeira mulher a assumir esta pasta

Lilian Alves Sant Anna (49) ingressou na Guarda Municipal Feminina (GMF) em 2006, aos 31 anos de idade. Seu compromisso e comprometimento com a segurança pública a levaram a outros cargos de trabalho dentro da instituição, incluindo a Divisão Especializada da ROMU. Seu trabalho continuou sendo reconhecido e, agora, ela assumiu o cargo de Secretária de Segurança Pública e Trânsito em Cosmópolis, se tornando a primeira mulher a assumir esta pasta.

Profissional

Como Secretária, Lilian enfrenta alguns desafios além das responsabilidades habituais do cargo. Ela não só gerencia a segurança da população, mas também é responsável pelo Departamento de Trânsito e Defesa Civil, e acaba lidando com a pressão, que é maior por conta de ser uma mulher exercendo o cargo de liderança”, explica.
A profissional reconhece as expectativas sociais em relação a uma mulher ocupando cargos majoritariamente exercidos por homens, mas isso não a impede de enfrentar os desafios que a profissão apresenta.

Maternidade

Além de sua carreira profissional, Lilian é mãe de três filhos. No início, contou com o apoio de sua família, mas agora, com sua caçula já adulta, consegue equilibrar mais as demandas do trabalho e da vida pessoal. “Minha filha caçula já está com 23 anos, então mais tranquilo, consigo dividir algumas demandas com ela, o que me ajuda muito”, conta.
A profissional acredita que um bom líder é aquele que combina a exigência com o cuidado. “Gosto de pensar que um bom líder é como uma mãe exigente, tem que cobrar, exigir, mas também zelar e cuidar”, explica sobre seu pensamento.
Lilian atribui grande parte de seu sucesso ao apoio de sua família, destacando o papel fundamental que todos desempenham em sua jornada profissional. “Minha família é minha base, então eles tiveram e ainda têm papel fundamental na minha vida profissional”.

A Secretária encoraja outras mulheres a não deixarem que os estereótipos de gênero limitem seus sonhos. “Mantenham-se firmes nas suas decisões e não deixem que os preconceitos limitem seus sonhos; sejam destemidas e busquem oportunidades.