Limites na educação das crianças

Nos dias atuais, é possível perceber uma grande mudança na maneira como os pais educam seus filhos. Estamos passando por uma crise de valores em que a falta de limites por parte dos pais traça muitas das características que os jovens carregam para a vida adulta.
Essa falta de limites cria jovens que passam a ter o poder nas mãos e que acham que podem fazer tudo, sem consequências de seus atos. Infelizmente, muitas crianças nunca ouviram um “não” de seus pais e isso traz muitos prejuízos ao seu amadurecimento, pois, não aprendem a viver com frustrações.
Muitos pais, na tentativa de diminuir seu sentimento de culpa, pelo pouco tempo que passam com seus filhos, ou até mesmo por negligência, concedem-lhes “poderes”, como escolher se vão sair ou não, se vão viajar ou não, e até mesmo se querem ou não ir à escola.
Decidir e saber falar um “não” que oferece limites e educa é função dos pais e extremamente necessário ter firmeza e paciência nesse processo.
Os adultos são os únicos responsáveis pela educação das crianças, assim, é muito importante que a criança aprenda valores e saiba a importância de respeitar os outros e a si mesma, de ter compromisso com os seus atos.
É preciso que os pais entendam que não podem abster as crianças das frustrações, pois é dessa forma que elas amadurecem e se tornam aptas para enfrentar a vida.

Fabiana R. Dester
Pedagoga e psicopedagoga, Professora de OPEE – Orientação Profissional, Empreendedorismo e Empregabilidade (sob a orientação de Léo Fraiman) no Colégio Objetivo Cosmópolis