Livre, leve e solta. Será?

“Jesus disse aos judeus que creram Nele: “Vocês são verdadeiramente Meus discípulos se permanecerem fiéis a Meus ensinamentos João 8:31-36

“Jesus disse aos judeus que creram Nele: ‘Vocês são verdadeiramente Meus discípulos se permanecerem fiéis a Meus ensinamentos. Então, conhecerão a verdade, e a verdade os libertará’. ‘Mas somos descendentes de Abraão’, disseram eles. ‘Nunca fomos escravos de ninguém. O que quer dizer com ‘Vocês serão libertos’?’
Jesus respondeu: ‘Eu lhes digo a verdade: todo o que peca é escravo do pecado. O escravo não é membro permanente da família, mas o filho faz parte da família, para sempre. Portanto, se o Filho os libertar, vocês serão livres de fato.”
João 8:31-36

Todos são obcecados por ela: a liberdade. Você ouve sobre liberdade nas músicas, nos filmes e nas propagandas que te vendem a ideia de que você tem liberdade para comprar tudo o que quiser. Mas você realmente conhece a verdadeira liberdade?
Quando Jesus diz: “Conhecereis a verdade, e a verdade os libertará”, em João 8:32, isso faz o seu coração bater mais forte? Você acredita nisso? Você vive essa liberdade? Para compreender a profundidade dessa declaração, você precisa entender a cultura, o tempo e o lugar em que Jesus estava quando Ele disse isso.
Naquele tempo, a religião judaica tinha mais de 600 regras e regulamentos que precisavam ser seguidos. E se essas regras fossem quebradas, tinham consequências. O povo judeu entendia que se uma regra fosse quebrada, era necessária uma punição e o sacrifício de um animal. Como judeu, Jesus nunca quebrou nenhuma dessas 600 regras e regulamentos! E isso fez com que Ele Se tornasse a única pessoa que não precisou ser punida. Mesmo assim, Ele fez o maior sacrifício e suportou a pior punição: a morte.
Quando Jesus disse, em Mateus 5:17, “Não pensem que Eu vim para abolir a Lei ou os Profetas, Eu não vim para aboli-los, mas para cumpri-los”, Ele está dizendo: “Eu vou cumprir a lei, Me tornando o maior sacrifício para que ninguém mais faça o sacrifício de animais”. Ele Se tornou o cordeiro que foi sacrificado por nós. Para aquela época, essa era uma ação revolucionária e continua sendo até hoje.
Além disso, essa liberdade não é para um grupo selecionado de pessoas, é para toda a humanidade. É para você, para o seu vizinho e para o seu inimigo. É para qualquer pessoa que escolhe aceitá-la.
A liberdade que você tem, não tem nada a ver com o que você fez para merecê-la, mas tem a ver com o que Jesus fez no seu lugar. Ele te deu a liberdade eterna e isso lhe custou a Sua própria vida. Ser realmente livre não significa apenas saber que Jesus te libertou, mas sim, ter um relacionamento com Ele. Sua vida tem significado e propósito por causa de Jesus.

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral