Livro ‘Minha avó é uma arara’ será lançado em Cosmópolis

Escritora da obra é Beatriz Borges, que viveu grande parte de sua vida aqui na cidade

Na próxima semana, a escritora Beatriz Borges fará o lançamento de seu livro infantil ‘Minha avó é uma arara’, em Cosmópolis.  Leitura em escolas públicas e particulares, entrega de exemplares doados pelos apoiadores do crowdfunding  e apresentação do livro estão entre as atividades que acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de junho.

 

Sobre o livro

“Frases da tradição oral estão presentes em nosso cotidiano, mas como será que permanecem no imaginário coletivo das próximas gerações? Minha avó é uma arara é um livro infantil que decifra com fantasia as expressões usadas pela avó de Eduardo, um menino que cresceu no interior do estado de São Paulo. Um relato lúdico sobre a infância no interior, a convivência com a avó e a herança imaterial da língua portuguesa. O livro possui 48 páginas, uma delas dupla, e atividades para as crianças”, conta Beatriz, que morou em Cosmópolis durante anos.

 

A história por trás da história

“Este livro é fruto das minhas lembranças de infância, em Cosmópolis-SP, nos anos 80. Em 2013, voltei a morar com a minha avó por um curto período de tempo. Nesse reencontro, percebi que o jeito dela se comunicar era único, mas que estava se perdendo pela falta de contato com a terra: suas referências não encontravam correspondências em uma cidade grande. Essas expressões idiomáticas que ela usava, geralmente comparando animais com emoções vividas em situações cotidianas, viraram uma poesia.

Como tantos outros contos, porém, o rascunho acabou na gaveta. Em 2020, eu estava na Itália quando a pandemia aconteceu. Sem previsão de poder voltar, e com meus filhos perdendo o contato com o português, decidi que era hora de publicar o livro: ele seria o meu elo com o Brasil e também um registro de memória afetiva para eles.

Em setembro de 2020, se somaram ao projeto os ilustradores Joaquim Roberto Campos e Sandro Agnello, que propuseram os desenhos mais originais para compor a história”, comenta Beatriz.

 

Beatriz Borges – Escritora

Sobre a autora

“Sou formada em jornalismo, fiz dois mestrados na Espanha e trabalhei no El País, tanto na redação espanhola quanto na brasileira. Tenho 38 anos e escrevo desde os 12. Tive a sorte de mudar várias vezes de cidade, então posso dizer que criei raízes em Santos-SP, Cosmópolis-SP (onde vivi a maior parte da minha vida), São José dos Campos-SP, São Paulo-SP, Madri e Barcelona (na Espanha) e San Vito lo Capo, Erice e Trapani (na Sicília, Itália). Sempre trabalhei com palavras e hoje me dedico aos meus próprios livros e projetos, tanto em português como em espanhol ou italiano. Atualmente moro entre o Brasil e a Sicília e sou mãe de dois pequenos leitores”, esclarece Beatriz.

 

Eventos em Cosmópolis-SP

13 e 14 de junho  – 14h00 às 16h30
Leituras em escolas públicas e particulares da cidade

14 de junho – Horário a definir
Entrega de exemplares doados pelos apoiadores do crowdfunding.
EMEB Profª Doraci Rodrigues

15 de junho – 10h00
Apresentação do livro no Auditório XV de Outubro, na Escola Paulo Freire.
Evento gratuito e  aberto a toda a população

 

Perfil do livro no Instagram – @minhaavoeumaarara

Perfis da autora – @beatrizborgesescritora e Facebook

Contato + 55 13 997550610 (Whatsapp&Telegram)

Email: beatriz.borges@gmail.com