Lobos entre ovelhas

Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos. Atos 20:29, 30, NVI O maior problema que os guardadores do sábado enfrentavam no início dos anos 1850 era não possuir um mecanismo sistemático de defesa contra os impostores. Praticamente, qualquer um que quisesse podia pregar em suas congregações. Grandes setores do adventismo não possuíam uma ortodoxia ou mesmo moralidade ministerial, enfrentando a crise do ministério por autonomeação. O problema se tornara evidente para todas as denominações ex-mileritas antes que se organizassem no fim dos anos 1850 e início da década de 1860.

Um leitor escreveu, em 1850, a um periódico adventista do primeiro dia reclamando sobre um “falso ensino”: “Faz três semanas que um homem chamado José Bates chegou aqui ao púlpito, professando ser um pregador adventista. […] Nós o entrevistamos e descobrimos que sua ‘mensagem’ era o sábado, ou sétimo dia, e a porta fechada”. O editor, Himes, respondeu: “O capitão Bates é um velho amigo nosso e, pelo que sabemos, uma pessoa melhor do que a maioria de seus companheiros, mas não temos confiança em seus ensinos. Ele não deve ser tolerado nem por um instante.”

O problema que os grupos religiosos de ex-mileritas enfrentavam dizia respeito a limites. Assim como Bates se sentia livre para fazer evangelismo nas congregações guardadoras do domingo, estas se dispunham a retribuir o favor. Piores ainda eram os impostores maliciosos, cujo principal objetivo era se aproveitar financeiramente dos santos. Em 1853, os guardadores do sábado deram dois passos para proteger suas congregações dos “falsos” irmãos. Primeiro, seus pastores mais proeminentes adotaram o plano de conceder aos pregadores aprovados um cartão, “recomendando-lhes à comunhão do povo do Senhor por toda parte”. Dois líderes reconhecidos assinavam e datavam os cartões. John Loughborough recebeu um desses em janeiro de 1853, com os nomes de Tiago White e José Bates.

O segundo método para a certificação dos líderes foi a ordenação. No fim de 1853, começaram a ser feitas ordenações de pregadores itinerantes (ainda não existiam ministros designados a congregações) e diáconos, ao que parece, os únicos oficiais das igrejas locais naquela época. Obrigado, Pai, por proveres meios de proteção à Tua igreja na Terra, para nossa segurança.

Meditação da Mulher da Casa
Publicadora Brasileira
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