Locadora Shock Vídeo encerra funcionamento

Com seis mil filmes de todos os gêneros para a locação e com mais 19 anos de funcionamento, a última locadora de Cosmópolis, a Shock Vídeo, situada na sala do Cosmópolis Plaza Shopping, fechou na quinta-feira, 7.
Segundo o proprietário, Valdir José Agostini, o fechamento da loja se deve à inviabilidade nos tempos atuais. “Como todo negócio, tudo tem um custo e, antigamente, existia uma procura maior por locações de filmes”.
A Locadora, que no início ficava localizada na R. Campinas, foi adquirida em 1998, por Agostini, e pertencia ao antigo proprietário e fundador Luiz Carlos Campos. “Nós éramos amigos e, certo dia, ele me ofereceu a locadora. De primeira, eu não aceitei a oferta, passaram os dias e, quando entrei na locadora, durante um dia de semana, o Luiz estava sentado sozinho. Decidi conversar com ele e foi nessa hora que eu decidi comprar a loja; não me arrependo até hoje”.
As atividades da locadora até então ainda não eram tão lucrativas, mas, em 2005, houve um aumento de locações por conta da chegada do DVD. “O auge da locadora foi a transição do VHS para o DVD. A imagem foi digitalizada e a locadora se tornou concorrente do cinema”.
Mas, com a passagem da fita VHS para o DVD, também houve o surgimento da pirataria. Agostini explica que a fita tinha um sistema que impedia a regravação, dando proteção aos donos de locadoras, ao contrário do DVD. “Eles [pirataria] ganharam muito dinheiro, pois tinham uma copiadora que copiava cerca de 50 filmes por dia”.
De acordo com o proprietário, o que mais ajudava na locação eram os filmes antigos, também chamados ‘catálogos’. “Na locadora, nós tínhamos o ‘super lançamento’, que eram os filmes que acabavam de sair do cinema; depois de certo tempo, passavam a ser ‘lançamentos’; e por fim, se tornavam os ‘catálogos’”.
Para a locação de um filme, existia um processo que envolvia os clientes e o atendimento. “Nós tinhamos cinco funcionários e, nessa atividade, o atendimento era muito importante, pois, os funcionários tinham que conhecer os filmes e também o gosto dos clientes. Cada cliente buscava um filme com gosto específico”.
Aqueles clientes que devolvessem o DVD danificado ou com atraso estavam sujeitos a multas.
Além disso, não era apenas a locação de filmes, mas, na Locadora também tinha a venda de produtos como salgadinhos, sorvetes e refrigerantes.
A Locadora, que ficava na R. Campinas, depois de alguns anos, foi transferida para a sala do Cosmópolis Plaza Shopping.

O mais locado
Com mais de seis mil filmes à disposição de locação, o proprietário afirma que o maior número de locações foi do filme Titanic. “Eu comprei 40 cópias do filme e as pessoas faziam filas para poder locar. Foi o filme que marcou a locadora e o mais locado”.
De acordo com Agostini, o hábito de locar um filme parou de existir com o tempo e também por conta da nova geração. “O fechamento da loja não chega ao nível de ‘Onde vamos locar o filme?’, mas deixará lembranças em muitas pessoas. Ela marcou uma passagem da minha vida”.

Parceria
A Shock Vídeo, juntamente com a Gazeta de Cosmópolis, desde 1998, tinha uma parceria no quadro “Dicas de Vídeos”, com o qual a locadora colaborava sugerindo filmes para os leitores do jornal. “Semanalmente, um funcionário da Gazeta passava na locadora e pegava a sinopse, que descrevia o filme para colocar no jornal”, acrescentou.
De acordo com Agostini, essa parceria, em longo prazo, contribuiu para o mercado de locação do comércio. “Tenho um sentimento de gratidão pelo que a Gazeta fez e contribuiu; só tenho que agradecer”.
Por conta do fechamento, a Shock Vídeo está vendendo seus filmes por R$ 5,00 cada um. Os interessados devem entrar em contato com Vera Lúcia Fontoura pelo telefone (19) 99338 6012.

A Locadora Shock Vídeo deixa uma mensagem de agradecimento para todos os clientes fiéis durante muitos anos: “A Shock Vídeo agradece todos os clientes, colaboradores e amigos que nos ajudaram nessa história, da longa caminhada, levando muita diversão para dentro das casas. Muito obrigado!”