Lombalgia: conheça as causas e tratamentos

Confira também algumas dicas para ter uma coluna saudável

Dr. Raul M. Casagrande
Ortopedista e Traumatologista
CRM 139858/ TEOT 13389 / SBQN 0770
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril. Especialista em Cirurgia de Fêmur, Quadril e Pelve. Mestre em Ciências do Movimento Humano (Fisiologia, Biomecânica e Treinamento Desportivo)

A dor na região lombar das costas, chamada tecnicamente de lombalgia, é uma das queixas mais comuns da população. Diferencia-se da lombociatalgia, uma patologia também muito comum, pela ausência de irradiação da dor pelo trajeto do nervo ciático.
Vale ressaltar que lombalgia é um sintoma e não uma doença propriamente dita. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 80% dos adultos sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas (lombalgia aguda) durante a vida, e que 90% dessas pessoas apresentarão mais de uma crise. A maioria dos casos de lombalgia é autolimitada sem que seja necessária a realização de exames ou de um tratamento específico.
O médico é capaz, através de uma boa anamnese (entrevista com o paciente) e de um bom exame físico, de identificar e separar os pacientes que apresentam uma lombalgia simples dos pacientes que apresentam alguma peculiaridade que merece maior investigação.
As causas de lombalgia simples são as mais diversas, como distensões musculares, má postura, ergonomia inadequado no ambiente de trabalho, condicionamento físico inadequado, traumas, entre outras.
Cada paciente deve ser avaliado individualmente, realizando uma boa coleta da história clínica, um exame físico detalhado e exames complementares quando necessário, evitando erros no diagnóstico. Um quadro de dor nas costas (Lombalgia) pode ser o início de uma discopatia ou uma hérnia de disco. Por esse motivo, deve-se sempre procurar um ortopedista capacitado para investigação diagnóstica.
O perfil psicológico e outras doenças associadas também influenciam na origem da dor. O tratamento da lombalgia simples consiste na aplicação de métodos de analgesia e controle da dor.
A utilização de medicação analgésica e anti-inflamatória, medidas fisioterápicas como o calor local e até mesmo a acupuntura fazem parte do arsenal de tratamento do ortopedista.
• Uso de analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo ortopedista;
• Sessões de fisioterapia com equipamentos, alongamentos e exercícios individualizados;
• Exercícios como RPG, hidroterapia ou Pilates orientados por um fisioterapeuta.
• Durante o tratamento, recomenda-se que a pessoa afaste-se das atividades que tenham provocado a dor, não faça esforços e não pratique nenhum tipo de atividade física de impacto (corrida, dança, etc.).
Mais importante que o tratamento da crise de lombalgia aguda é a prevenção de novas crises.
• Atividade aeróbica regular (150 minutos por semana)
• Fortalecimento muscular abdominal, paravertebral, costas, quadríceps e isquiotibiais são recomendados para evitar as recidivas.
Dicas para ter uma coluna saudável.
1- Dieta saudável;
2- Beba bastante líquido;
3- Atividade física regular (4/5 vezes na semana);
4- Alongamentos;
5- Fortalecimento muscular.
No caso de dor, procure seu ortopedista de confiança!!!