LPF (Low Pressure Fitness) é um novo conceito na visão de treino físico e saúde

Atividade apresenta melhora de desempenho em diferentes áreas do corpo

O LPF (Low Pressure Fitness) é um treinamento neuromiofascial composto por exercícios posturais e respiratórios que não exercem pressão sobre o pavimento pélvico e coluna durante sua execução. É composto por um programa de treino com diferentes níveis de progressão e possibilidade de adaptação, de acordo com as necessidades individuais dos praticantes.
Com a chegada do Low Pressure Fitness inicia-se um novo conceito na visão de treino físico e saúde. Ele surgiu em 2006, na Espanha, por Piti Pinsach e Dra. Tamara Rial, fundadores do “International Hypopressive & Phisycal Therapy Institute”.
A marca Low Pressure Fitness nasce através do instituto, é um fruto da combinação da terapia de yoga oriental e europeia, com visão contemporânea de bem-estar.
Uma das principais bases do LPF são os exercícios hipopressivos. Atualmente, é considerado um dos treinamentos mais eficientes para o CORE, pois o treinamento feito com LPF regula o tônus basal, normaliza as tensões neuromiofasciais e devolve a capacidade de co-ativação dos músculos abdominais e do assoalho pélvico.
Além da resposta estética na faixa abdominal, com a melhora do tônus dos músculos abdominais e redução da circunferência abdominal, com a prática regular, o método promove outros benefícios como:
*Melhora das dores de coluna;
*Melhora o funcionamento de intestino;
*Melhora o desempenho esportivo;
*Prevenção e tratamento de incontinência urinária;
*Acelera a recuperação pós-parto (promove o fechamento da diástase abdominal e recupera a função dos músculos pélvicos).
A melhora da postura também é percebida em cada sessão. A pessoa sentirá maior facilidade em adotar posturas corretas ao permanecer sentada, de pé, ao andar ou a fazer qualquer tipo de atividade ou exercício físico.
Durante as aulas, a respiração é muito orientada pelo professor. As sessões podem durar de 20 minutos a uma hora e o ritmo respiratório é mantido durante toda aula.
Em relação às contraindicações são as mesmas do exercício físico em geral. A gravidez, os problemas cardíacos e os processos inflamatórios abdominais graves podem ser contraindicados para a prática do LPF, mas cada programa de exercício pode ser adaptado às necessidades de cada pessoa, podendo realizar apenas o treino respiratório e postural.

Naara Ribeiro
Fisioterapeuta/ Crefito:147611-F
Instrutora de Pilates
Licenciada LPF
Studio de Pilates Naara Ribeiro, Antônio Carlos Nogueira, 979, Centro, Cosmópolis
F. (19) 98197-1225