Maçons são homenageados com título de maçom emérito

No dia 07 de novembro de 2017, em seu Templo, situado à Rua Antonio Carlos Nogueira, Nº 1860, na cidade de Cosmópolis, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica “31 de Março”, Nº 152, realizou sessão Magna Pública para entrega de título de maçom emérito aos maçons Francisco Ronaldo Gorga e Ulysses Barbosa Franco.
A sessão contou com a ilustre presença do Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Ronaldo Fernandes, autoridades maçônicas, Capítulo Cosmópolis da Ordem DeMolay, Assembleia Horizonte Fraterno das Garotas do Arco-íris, amigos, convidados e familiares.
Segundo Paulo Armelin, maçom, “a presença honrosa de todos aproxima maçonaria e sociedade, visto que a instituição maçônica pugna por ser guardiã dos mais sublimes princípios da moral e da razão. A Maçonaria orienta os seus iniciados, no sentido de auxiliá-los no desenvolvimento de suas potencialidades físicas, morais e espirituais. Assim, todos os ensinamentos maçônicos têm, por finalidade, a própria construção humana. Desse modo, pelo aperfeiçoamento da moral e da razão, a maçonaria acredita ser possível tornar o homem melhor. A sociedade ganha, pelo esforço do maçom, um indivíduo esclarecido, justo, honrado, fraterno e solidário”.
A cerimônia foi um momento de singular importância para os maçons homenageados, Francisco Ronaldo Gorga e Ulysses Barbosa Franco, bem como para todos os maçons. “A história de 25 anos registra uma jornada de abnegados buscadores da sabedoria e da verdade e de compromisso com a maçonaria. Incansáveis que foram, atingiram a plenitude dos 25 anos de maçonaria e, como reconhecimento, a instituição maçônica confere a esses a honrosa patente de Maçom Emérito. A efeméride coroa a vida desses maçons, que se transformam em espelhos aos mais novos e contagiam a todos como modelos de força, de fé e de amor ao serviço à humanidade”, esclarece Armelin.
A patente de Maçom Emérito é conferida àquele que, além de possuir 25 anos de ordem maçônica, é comprovadamente assíduo e presente nas atividades desenvolvidas por sua Loja maçônica. É possível afirmar que essa honraria é uma conquista pessoal. A grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo é responsável por conferir a Patente, no entanto, essa outorga é consagrada somente aos maçons que, além de ativos nesse período, tenham, por reconhecimento de seus irmãos de Loja, o testemunho de que são merecedores da homenagem. “Dessa forma, entendemos que essa honraria é merecida e justa”, enfatiza Paulo Armelin.
Durante a sessão, foi feita a leitura do ato oficial da Grande Loja, que se constitui como homologação e certificação do ato. Nesse momento foram, então, devidamente apresentados os currículos maçônico e civil dos homenageados.
A patente de maçom Emérito foi entregue aos homenageados pelo Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo. As palavras do Sereníssimo Grão Mestre foram no sentido de valorizar os esforços dos irmãos homenageados e de motivar os jovens maçons a seguir o nobre exemplo. Além disso, o Sereníssimo Grão Mestre fez questão de enfatizar e agradecer o papel importante da família como suporte e alicerce de nossas vidas. Dirigindo-se, então, aos maçons eméritos, recomendou que se tornem ainda mais sábios na condução de suas jornadas existenciais e que se coloquem como hábeis conselheiros para seus irmãos.
Os homenageados Francisco Ronaldo Gorga e Ulysses Barbosa Franco agradeceram a todos os presentes. Dirigindo-se aos seus familiares, eles compartilharam essa honraria com seus filhos, filhas, esposas e netos.
“Queremos, neste espaço que o Jornal Gazeta de Cosmópolis nos concede, agradecer a visita do Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Ronaldo Fernandes, que, nesses últimos anos, tem se dedicado exaustivamente na condução da GLESP.
Destacamos, especialmente, a transparência com que o Sereníssimo Grão Mestre dirige a instituição. A conclusão da importante obra do retiro do maçom Idoso, bem como a constituição do novo prédio da GLESP, na rua São Joaquim, em São Paulo, são marcos importantes da sua gestão. É também relevante destacarmos os seus esforços para promover a aproximação entre as famílias e a Loja Maçônica. A maçonaria, sob a administração do Sereníssimo Grão Mestre Ronaldo Fernandes, segue atuante na valorização dos sublimes princípios da Ordem. Nesse mesmo sentido, a instituição segue, sob o comando do Sereníssimo Grão Mestre, esforçando-se para a preservação de sua história, especialmente nesse momento em que comemoramos a marca de 90 anos de existência das Grandes Lojas no Brasil. Isso tudo faz da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo uma das maiores e mais importantes instituições maçônicas do mundo.
A Augusta e Respeitável Loja Simbólica “31 de Março”, Nº 152, de Cosmópolis, parabeniza os homenageados e deseja que tenham vida longa, visto que a próxima honraria conferida a uma maçom é o recebimento da insígnia de Maçom Provecto, conferida aos maçons que alcancem a marca de 50 anos de atividades na Ordem.
Agradecemos ao Jornal Gazeta de Cosmópolis pelo espaço concedido e rogamos ao Grande Arquiteto do Universo que estejamos todos vivos e com saúde, para que, no ano de 2020, possamos, também nós, homenagear esse conceituado veículo da comunicação, quando completará seus 25 anos de existência”, finaliza Armelin.