Além da economia financeira, utilizar fraldas de pano favorece o meio ambiente
Fugindo da normalidade atual das mães, representada pelo frequente uso de fraldas descartáveis, o que muitas vezes acaba pesando no bolso, e também afetando o meio ambiente, Simére Gabriela M. de Lima Casamassa, que é mãe de 3 filhos pequenos, aderiu ao uso de fraldas de pano, imaginado por muitos como um modelo antiquado, do século passado.
A criadora de conteúdo aderiu à prática apenas com a vinda da terceira filha; nos dois mais velhos, ela fez uso da descartável. Sua primeira motivação foi financeira, pois, todo pai ou mãe sabe o dinheiro que é gasto com fraldas descartáveis, então, seria uma grande economia. Além disso, Simére pensou na questão ambiental, devido à grande quantidade de lixo produzido por qualquer bebê em formação.
A experiência
Ela diz que imaginava ser mais difícil, pensava em como faria quando estivesse fora de casa, tinha várias dúvidas. Porém, na prática, Simere alega que acabou sendo automático, em apenas uma semana de uso. “Eu não notei diferença em relação a trabalho, da fralda descartável, mesmo tendo que lavar as fraldinhas. Quem tem criança, sabe que já é frequente a gente lavar roupa, então, acaba indo no pacote e a gente acaba não sentindo. Pra mim, está sendo bem tranquila a experiência”, diz.
Em relação à quantidade de fraldas para se manter no dia a dia, ela diz que varia de acordo com a quantidade de vezes em que você lava a roupa. Considerando que um recém-nascido usa em torno de 6 até 10 fraldas por dia, e a mãe tenha o hábito de lavar roupa em dias alternados, ela deverá possuir em torno de 20 unidades de fraldas.
Com ela, surgiu uma pequena dificuldade quando sua bebê era mais nova porque as fraldas tinham de ser lavadas com maior frequência. Então, para se precaver de qualquer transtorno, Simere indica em torno de 25 fraldas e 40 absorventes. O absorvente é um pano que fica dentro da fralda e impossibilita o vazamento.
Sobre a lavagem, Simére revela ser bem tranquila. Ela pode ser feita na máquina de lavar: colocar a fralda juntamente com o absorvente; em seguida, despejar pouca quantidade de sabão (não colocar amaciante); lavar; centrifugar; e estender. As fraldas não podem ser torcidas após a lavagem ou colocadas “de molho”, pois perdem a impermeabilização. A mãe ainda fala que, se a criança é muito nova, como um recém-nascido, o tipo de fezes, mais mole, pode ser eliminado com um simples enxágue; já quando a criança é maior, o conteúdo da fralda pode ser despejado num vaso sanitário. Após os procedimentos, as fraldas deverão ser submetidas à lavagem descrita acima. Se permanecerem manchas nas fraldas, Simere diz que, após serem estendidas ao sol, elas desaparecem.
Benefícios
Diferentemente das fraldas de pano antigas, usadas pelos mais velhos, as utilizadas por Simere possuem botões, facilitando o manuseio do material, uma forma de modernização em relação às práticas de antigamente.
Além da economia de dinheiro e contribuição para a preservação ambiental, as fraldas de pano não causam assaduras nos bebês, como as descartáveis; são muito mais confortáveis e respiráveis. Ela relata que dificilmente tem problemas com isso. Outro fator é usar a fralda até quando a criança não precisar mais, pois elas possuem tamanhos ajustáveis. Então, poderão ser usadas por um longo período de tempo.
Simére Gabriela M. de Lima Casamassa
Criadora de Conteúdo Digital
Instagram:
@_criacaopositiva