Michelly, mãe de Kaique, relata a jornada de superação que viveu com o filho contra a doença
A maternidade é uma jornada repleta de desafios e aprendizados, e para Michelly Vanessa, essa trajetória foi marcada por momentos de superação e fé, desde o início, quando seu filho, Kaique Vitor da Silva Santos Tognoni foi diagnosticado com osteossarcoma grau 4 com metástase no pulmão.
Michelly é mãe de Kaique e de Kauane Vitória da Silva Santos Tognoni. Ela conta que Kaique parou de andar e enfrentou duas cirurgias. Com isso, a família precisou se manter unida e firme diante das adversidades. “Foram muitos desafios que tivemos que enfrentar; logo de começo, o Kaique já parou de andar e foi um desafio gigante pra ele e pra nós. E tiveram muitos outros, ele também passou por duas cirurgias; todo esse tratamento foi cheio de desafios. E hoje, voltar a andar sem as muletas, é um dos desafios que está enfrentando no momento”, conta Michelly.
Apesar das dificuldades, Michelly se surpreendeu com a tranquilidade de Kaique durante todo o tratamento. “O que mais me surpreendeu foi o Kaique sempre se manter tranquilo em todo tratamento. Ele fez 2 cirurgias e não sentiu dor alguma no pós-operatório – isso foi o que mais me surpreendeu também”, destaca a mãe.
A fé foi um ponto fundamental para Michelly e toda sua família ao longo desta jornada. “As cirurgias me deixaram bem apreensiva, mas eu sempre procurei forças em Deus. E Ele sempre nos manteve firmes e com fé que iria dar tudo certo”, ressalta.
Agora, prestes a celebrar o Dia das Mães e o fim dos tratamentos de Kaique, Michelly se sente profundamente grata pelo desfecho do tratamento do filho. “Esse é o melhor presente que eu poderia ter, eu me sinto muito feliz e agradecida por tudo”, afirma.
Para outras mães que enfrentam desafios parecidos, Michelly reforça: ”Tenham muita fé, isso ajuda muito, comemore cada etapa vencida, por mínima que seja, pois cada vitória é única e merece ser celebrada. Viva um dia de cada vez, desabafe bastante, chore quando quiser e não se esqueça de descansar sempre que possível. Tudo passa!”.
A mãe encontrou apoio e solidariedade nas redes sociais, onde compartilhou a rotina de Kaique e recebeu o carinho de muitas pessoas. “Comecei a compartilhar tudo sobre a rotina do Kaique no meu perfil do Instagram. Ali encontrei mães, amigos que se preocuparam junto comigo, que oravam sempre pelo Kaique, que estavam ali, torcendo, mandando presentes pra ele e pegaram um amor muito grande pelo meu filho!”, diz.
Para Michelly, a carreata que marcou o fim dos tratamentos de Kaique foi um momento marcante para toda a família. “Quando o Kaique terminou o tratamento foi uma vitória muito grande, tinha muita gente torcendo para isso. A carreata foi uma forma de celebrar o fim desta luta, junto com todos aqueles que passaram comigo todo o processo”, compartilha Michelly.
“Eu que resolvi fazer, e o pessoal topou. Foi um momento lindo, emocionante, onde todos podiam comemorar a vitória junto com a minha família”, finaliza.
Volta às aulas
No dia 22 de abril, a médica autorizou Kaique a voltar para a escola após um ano sem frequentar as aulas presenciais. “Foi uma alegria para as crianças da Escola Rodrigo. Fizeram uma festa de boas-vindas na sala. Alguns pais ajudaram e prepararam a comemoração. Foi lindo! E o Kaique ficou muito feliz”, finaliza Michelly.