Mãe de fé

I. FÉ NÃO FINGIDA
Timóteo era filho de uma mãe judia, e de um pai grego (At. 16:1).
Criar um filho em um contexto onde o cônjuge não é convertido, não é fácil. Provavelmente, a avó Lóide e a mãe Eunice tenham se convertido através do Ministério do apóstolo Paulo, conversão esta que transformou radicalmente suas vidas, pois a fé delas em Jesus Cristo não era uma fé fingida, ou em busca de benefícios pessoais, mas sim, uma fé autêntica.
Mesmo vivendo em dias onde o cristianismo não era aceito pelas pessoas, e vivendo com um marido que talvez não apoiasse o fato delas terem tornado cristãs, Eunice pode dar o exemplo de fé para seu filho Timóteo.
Fé não fingida:
• Fé que não se esconde,
• Fé que não foge,
• Fé que não se abate diante da oposição,
• Fé perseverante, pois sabia em quem apoiava sua fé,
• Fé confiante nas promessas.

II. FÉ DE PRINCÍPIOS
Mesmo tendo um marido de cultura grega, que talvez não concordasse com seus princípios, Eunice como mãe pode passar princípios que moldaram o caráter de seu filho Timóteo.
Que privilégio é ser mãe, como também é uma grande responsabilidade, pois como é importante ensinar princípios que vão moldar o caráter de nossos filhos para toda uma vida. Exemplo da mãe de Moisés, que ensinou princípios ao seu filho Moisés que o ajudaram em toda sua vida: “Ensina a criança no caminho em que deves andar, e ainda quando for velho não se desviará dele” Pv. 22:6.
Vivemos em dias onde muitas mães dão mais valor às suas carreiras profissionais, do que dedicar tempo para ensinar princípios de vida para seus filhos. Como mãe, o que você tem ensinado de princípios eternos aos seus filhos? Mãe, não deixe de cumprir com suas responsabilidades, para que o seu filho não siga os falsos princípios que são ensinados na televisão ou por outros meios.

III. FÉ COMPARTILHADA
Eunice foi uma mãe que compartilhou de sua fé com seu filho Timóteo. Foi neste contexto familiar, que a avó Lóide e a mãe Eunice puderam compartilhar sobre sua fé em Jesus Cristo, e do quanto era importante Timóteo também colocar sua vida nas mãos de Jesus Cristo.
Com certeza, a Sra. Eunice, mesmo com suas dificuldades e afazeres domésticos, separava um tempo de qualidade para compartilhar da Palavra de Deus com seu filho. Pelo fato de amar seu filho, ela se preocupava em compartilhar da sua fé com seu filho. Provavelmente, Timóteo também tenha aceito Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor ainda na sua infância, pelo testemunho de sua mãe e também da sua avó.
Mães, aproveitem do tempo que vocês têm com seus filhos para compartilhar da Palavra de Deus com eles, pois, com o passar do tempo, as oportunidades vão diminuindo, e no futuro você poderá lamentar pelo tempo, que talvez você só se preocupou com você, seu trabalho e não teve tempo para compartilhar da sua fé com seus filhos. Muitos pensam que a responsabilidade de compartilhar é da igreja, pelo contrário, a maior responsabilidade é dos pais – ler Dt. 6:5-7; Sl. 78:3-5.
Queridas mães, ser mãe é muito mais que dar a luz, mas é:
Ministério (I Tm. 2:15)
Amar (I Jo. 4:21)
Ensinar (Pv. 22:6)
Mesmo que o mundo não valorize o seu papel de mãe, o seu valor diante de Deus é importantíssimo e precioso (Pv. 31:1). Nós, filhos e maridos, valorizemos a missão que uma mãe tem para criar seus filhos, cuidar de você, da casa e de tantas coisas mais.
PARABÉNS PELO MINISTÉRIO GLORIOSO DE SER MÃE!!

 

Pastor Devair Sampaio
Igreja Evangélica Ação Bíblica