Mãe mantém rotina de Crossfit com treinos adaptados durante gestação

Daniela descobriu que estava com diabetes gestacional e uma das orientações do obstetra era praticar exercícios e ter acompanhamento nutricional para controlar a glicemia

A busca pela rotina saudável e ativa é cada vez mais recorrente nos dias de hoje. Essa procura abrange a todos e em diversas fases da vida, mas existe um momento em que esse objetivo pode se tornar ainda mais necessário: a gestação. Foi assim para Daniela Cristina de Lima Mattos, de 41 anos, que, por indicação médica, manteve sua rotina de treinos e exercícios físicos durante toda a sua gestação. Ela conta que foi uma gravidez muito esperada, pois, já tinha um filho de 14 anos e queria mais um. Foi uma surpresa muito boa ao receber a notícia. “Descobri minha gravidez em Agosto de 2022. Era uma gravidez muito esperada, foi uma surpresa quando descobrimos, pois as minhas chances eram mínimas. Foi uma alegria para todos nós; um milagre de Deus!
No começo da gestação, descobri que estava com diabetes gestacional e uma das orientações do meu obstetra era praticar exercícios e ter acompanhamento nutricional para controlar a glicemia”, explica.

Atividade física
Para Daniela, a rotina de treinos já estava no seu estilo de vida, e manter a rotina de exercícios foi fundamental durante toda a gestação. “Pratico Crossfit há algum tempo e manter a rotina dos treinos foi fundamental durante todo este período. Durante os treinos, tive acompanhamento dos treinadores, que foram super atenciosos comigo. Meus treinos foram todos adaptados, os coaches determinavam quais movimentos e quais cargas de cada exercício eu poderia fazer em cada fase da gestação, proporcionando um treino seguro e eficaz. Também tive acompanhamento nutricional especialista em diabetes gestacional, sempre me orientando na alimentação. Treinar durante a gestação mais o acompanhamento da nutricionista foram fundamentais para que a gravidez fosse tranquila”, conta Daniela.

Nascimento

Até a 33ª semana, Daniela se manteve firme nos treinos de CrossFit. Após o nascimento da filha, ela não voltou à rotina de treinos por indicação médica, mas está contando os dias para retornar à normalidade. “Mantive meus treinos até a 33ª semana da gestação. Durante toda a minha gestação, tive acompanhamento de excelentes profissionais que fizeram a diferença. Minha bebê nasceu linda e perfeita! Ainda não retomei meus treinos, pois ela nasceu recentemente. Mas assim que o médico liberar, pretendo voltar à minha rotina de treinos”, conclui.
Importante deixar claro que, assim como aconteceu com Daniela, gestantes só devem praticar atividades físicas com indicação e orientação médica e acompanhamento de profissionais especializados.