‘Maio Amarelo’: campanha busca conscientizar a população sobre segurança no trânsito

O tema deste ano é Respeito e Responsabilidade

‘Maio Amarelo’ é uma ação de incentivo por parte do Governo Federal, do Ministério da Infraestrutura e do Denatran, a fim de alertar a população sobre os perigos do trânsito e salientar a importância do cuidado ao dirigir, em meio à alta de acidentes e grande número de mortos no trânsito. O mês de Maio foi escolhido porque, em 11 de Maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. No Brasil, o Maio Amarelo surgiu em 2014. A cor Amarela representa a “atenção” no semáforo, por isso, simboliza o movimento.
O tema do Maio Amarelo deste ano é Respeito e Responsabilidade. Para o Policial Municipal e Subsecretário de Segurança Pública e Trânsito, Fábio Teixeira Louro, os motoristas devem atender aos seguintes requisitos para seguir estes conceitos: “Dirigir com muita atenção; responsabilidade; não beber antes de dirigir; respeitar rigorosamente as leis de trânsito; não falar ao celular enquanto dirige; e não dirigir se não possuir CNH. E sempre com muita atenção à sinalização, aos ciclistas, motociclistas… O trânsito requer muita atenção. “Os condutores devem priorizar a atenção ao trânsito, evitando distrações que normalmente os levam a cometer infrações ou acidentes”, diz.
Na cidade, os policiais estão realizando bloqueios, pontos de informação, para alertar os motoristas sobre a campanha. Estão entre as principais orientações: “Alerta aos condutores sobre os cuidados e a responsabilidade com os vulneráveis no trânsito, como pedestres, motociclistas e ciclistas, conscientizando a população para a redução de acidentes no trânsito. Os bloqueios têm como principal finalidade conscientizar o respeito às normas de trânsito, orientar e fiscalizar, tendo em vista que o Agente de Trânsito, ao presenciar uma infração, não pode se omitir de aplicar as sanções administrativas”, afirma Fábio.
Os bloqueios de fiscalização e orientação estão acontecendo nas principais avenidas e entradas da cidade, ou seja, em lugar de maior movimento de pessoas e veículos.