Mais de 50% da população brasileira estão acima do peso; desses, 15% são crianças, segundo dados da OMS

No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais e alguns levantamentos da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que mais de 50% da população estão acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%.
A projeção é que, em 2025, o número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.
Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), na região sudeste, crianças entre 5 a 9 anos estão em excesso de peso, apresentando 38.8%. Já as crianças entre 10 a 19 anos apresentam 22.8%.
A obesidade pode também trazer doenças como diabetes e hipertensão, doenças crônicas não transmissíveis que pioram a condição de vida e podem matar.
A nutricionista Camila Baccarin explica que a alimentação saudável na infância é muito importante para o desenvolvimento. “Ensinar e manter uma boa alimentação na infância é determinante para obter a garantia do desenvolvimento físico e intelectual da criança”.
Segundo Camila, alguns nutrientes são importantes e necessários para incluir no desenvolvimento das crianças. “Os nutrientes como: Ferro, Cálcio, Vitaminas A e C, Vitaminas do complexo B, são essenciais na infância”, afirma.

Camila Baccarin
Nutricionista
CNR3: 33824

Esses nutrientes podem ser encontrados em alimentos como: leite, iogurte, queijo, carne, peixe, frango, ovo, brócolis, ervilha, alface, tomate, cenoura, nozes, feijão, milho, melão, banana, uva-passa, abacate e laranja.
Muitos pais acabam optando por alimentos industrializados alegando a praticidade, mas, Camila afirma que os pais responsáveis devem ficar atentos e também devem diminuir a quantidade de alimentos industrializados. “Os pais devem ficar atentos a quantidade de açúcar, sódio e conservantes nos alimentos industrializados. Também devem sempre ler atentamente os rótulos”.
Uma dica importante que a nutricionista receita é o momento da montagem da lancheira das crianças. Convidar a criança a montar a lancheira estimula a alimentação. “O que ajuda também é a criança ver com frequência esses alimentos em sua casa e não somente na lancheira. Ver os familiares e próximos ingerindo esses alimentos é uma maneira de estimular, pois aprende com os exemplos”, esclarece.
Procurar variar as opções ao longo da semana também ajuda a incentivar a criança a comer outros alimentos. “Isso irá ajudar para que a criança tenha uma gama maior de nutrientes a serem ingeridos”.

Dicas de composições para montar uma lancheira
A nutricionista Camila deixa algumas dicas de como montar uma lancheira ideal para as crianças.
Lanche 1: Suco de limão natural (adoçado com açúcar mascavo ou açúcar demerara), duas fatias de pão integral com queijo branco frescal e uma maçã.
Lanche 2: Suco de Morango com laranja, uma espiga de milho cozida, três castanhas do Pará.
Lanche 3: uma unidade de iogurte natural, uma fatia de bolo simples e algumas uvas.

Importante se atentar
Os pais devem se atentar a maneira que os alimentos serão levados à escola. “Alguns alimentos, como bebidas e iogurtes, por serem refrigerados, devem ser levados em uma lancheira térmica, pois, são alimentos que deterioram facilmente”, finaliza.