Mais de 80% da população adulta sofrerão de lombalgia, diz OMS

A dor na região lombar das costas é chamada tecnicamente de lombalgia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 80% dos adultos sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas (lombalgia aguda) durante a vida, e que 90% dessas pessoas apresentarão mais de uma crise.
Para o ortopedista Raul Casagrande, a lombalgia é uma das queixas mais comuns da população. “A maioria dos casos é autolimitada sem que seja necessária a realização de exames mais sofisticados e a prescrição de analgésicos, relaxantes musculares e repouso sao suficientes para resolução do caso”.
O especialista esclarece que, através de uma entrevista com o paciente e de um exame físico, é capaz de identificar o problema. “Após a entrevista, é possível separar os pacientes que apresentam uma lombalgia simples dos pacientes que apresentam alguma peculiaridade que merece maior investigação”.
Portanto, cada paciente deve ser avaliado individualmente. “Deve ser realizada uma boa coleta da história clínica, um exame físico detalhado e exames complementares quando necessário, evitando erros no diagnóstico. Um quadro de dor nas costas (lombalgia) pode ser o início de uma discopatia ou uma hérnia de disco. Por esse motivo, deve-se sempre procurar um ortopedista capacitado para investigação diagnóstica”.

Causas
De acordo com o ortopedista Raul, as causas da lombalgia simples são as mais diversas, como, por exemplo, distensões musculares, má postura, ergonomia inadequada no ambiente de trabalho, condicionamento físico inadequado e traumas.
Entretanto, o perfil psicológico e outras doenças associadas também influenciam na origem da dor.

Tratamento
O tratamento da lombalgia simples cnsiste na aplicação de métodos de analgesia e controle da dor.
Além disso, a utilização de medicação analgésica e anti-inflamatória, medidas fisioterápicas, como o calor local e até mesmo a acupuntura, fazem parte do arsenal de tratamento do ortopedista.

Dr. Raul M. Casagrande CRM 139.858 / TEOT 13389 Ortopedista e traumatologista Membro Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Membro Sociedade Brasileira de Cirurgia de Quadril e Fêmur Especialista em cirurgia de fêmur, quadril e pelve Mestre em fisiologia, biomecânica e treinamento desportivo

“Uso de analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo ortopedista; sessões de fisioterapia com equipamentos, alongamentos e exercícios individualizados; exercícios como RPG, hidroterapia ou pilates orientados por um fisioterapeuta; durante o tratamento, recomenda-se que a pessoa se afaste das atividades que tenham provocado a dor, não faça esforços e não pratique nenhum tipo de atividade física de impacto como corrida e dança”, acrescenta o médico Raul.
De acordo com ele, o mais importante que o tratamento da crise de lombalgia aguda é a prevenção de novas crises. “Atividade aeróbica regular (150 minutos por semana); fortalecimento muscular abdominal, paravertebral, costas, quadríceps e isquiotibiais são recomendados para evitar as recidivas”.

Dicas pra ter uma coluna saudável
O ortopedista deixa algumas dicas para ter uma coluna saudável:
1- Dieta saudável
2- Beba bastante líquido
3- Atividade física regular (4/5 vezes na semana)
4- Alongamentos
5- Fortalecimento muscular.