A princípio, são apenas nomes diferentes para nos referirmos a quem conduz uma empresa. Mas, na prática, existe uma distinção entre ser empreendedor e ser dono de negócio. É a atitude do indivíduo que o coloca numa ou noutra categoria.
O empreendedor é aquele que cria, busca oportunidades, inova, sabe correr riscos calculados, lidera pelo exemplo positivo e não desiste fácil, entre outras características. Já o dono do negócio não costuma ter essa postura. Ele “toca o barco”, mas não chega a ser exatamente um modelo; faz o correto sem despertar grandes admirações.
Ter as qualidades empreendedoras é um diferencial não só para comandar uma empresa, mas para se destacar no mercado de trabalho geral. O funcionamento que, além do conhecimento técnico, tem esse perfil, apresenta um desempenho superior, pois é capaz de tomar decisões com mais segurança, mostra iniciativa, pensa grande e é comprometido com o que faz.
Não por acaso, há empresas que procuram pessoas com esses atributos para fazer parte dos seus quadros e poder rechear a equipe com talentos.
O empreendedor pode ser moldado desde cedo. O Sebrae-SP contribui nesse sentido com seus programas de educação empreendedora que abrangem os ensinos fundamental, técnico e superior. Dessa forma, é possível aumentar as chances de sucesso à frente da própria empresa e tornar-se um profissional mais capacitado e, consequentemente, mais valorizado no mercado.
Se por um lado o espírito empreendedor pode ser incutido no universo do jovem já no início da vida escolar e, assim, ampliar suas perspectivas, por outro, não se perde ao longo do tempo. Por que não começar um negócio aos 60 anos? É questão de oportunidade (ou mesmo necessidade), vontade, planejamento e dedicação. Não há nada que impeça dar certo. O importante é se preparar para o desafio. Em uma sociedade que muitas vezes descarta os mais experientes por puro preconceito, empreender aparece como alternativa de se manter produtivo, obter renda e realizar-se pessoalmente, porque idade não é empecilho para alguém construir algo seu.