Mais tempo para a família

Você sente que tem pouco tempo para a família? Seus filhos estão crescendo e você não consegue acompanhar o desenvolvimento deles? Se esse é seu sentimento, você não está sozinho. Uma pesquisa brasileira constatou que mais da metade dos pais carrega consigo essa insatisfação.¹
Na realidade, cerca de 70% dos brasileiros gostariam de dedicar mais tempo para passear com a família e ter mo- mentos juntos, mesmo que isso significasse menos dinheiro no bolso. Entretanto, muitos sentem que essa realidade parece estar distante. Tão distante quanto a aposentadoria que, ao chegar, pode encontrar os filhos crescidos e um casamento desfeito.
Para as mulheres que precisam equilibrar a vida profissional fora de casa e grande parte da responsabilidade doméstica, a pressão chega perto do insuportável. Assim, tem se tornado muito comum encontrar mulheres que se sentem duplamente em falta, como profissionais e como mães.
Alguns argumentam que o mais importante em relação à família é dedicar tempo de qualidade. Embora essa solução seja parcialmente verdadeira, é incompleta. O tempo é um dos maiores bens concedidos a cada pessoa. E nossa maneira de usá-lo demonstra o que realmente importa para nós. Nesse caso, a quantidade também influencia a qualidade.
Pensar somente na qualidade do tempo para a família é mais ou menos como visitar um restaurante requintado, com pratos refinadíssimos, mas com porções tão pequenas, que não saciam a fome nem mesmo fornecem nutrição suficiente para o organismo. Assim como seu corpo requer certa quantidade de alimento de boa qualidade, sua família também precisa de tempo de qualidade e na quantidade adequada.

REUNIÃO FAMILIAR
DIÁRIA
Como se pode ajustar tempo de qualidade e na medida necessária para o bem-estar da família, se lidamos com exigências profissionais e sociais que atropelam as horas livres? O que fazer com a pressão por soluções imediatas que vem de superiores, clientes ou funcionários? Ou ainda, como cuidar do tempo com a família quando a própria família está em risco pela falta de dinheiro? Para questões como essas, a melhor resposta está com quem criou o ser humano e a família.
O texto bíblico faz referência a uma visita costumeira do Criador ao primeiro casal a cada pôr do sol (Gênesis 3:8). Diante do pecado de Adão e Eva, Ele os convidou para um diálogo em que os erros foram nomeados e identificados. Além disso, uma solução foi apresentada para a crise no relacionamento entre marido e mulher, e entre eles e o Pai celestial.
Esse relato nos apresenta a necessidade de a família se reunir para dialogar sobre as dificuldades enfrentadas a cada dia. Desentendimentos conhecidos, ofensas ou desacordos que pairam silenciosamente sobre a família precisam ser analisados em busca de uma solução. Buscando a presença do Criador diariamente, a família pode encontrar orientação e resposta para os problemas mais desafiadores. Assim como falava com o primeiro casal, Ele continua falando com cada família que deseja aprender e crescer por meio da oração e de Sua Palavra, a Bíblia Sagrada.
A reunião diária com Deus é o momento mais adequado para se alcançar maior conexão entre marido e mulher, e também entre pais e filhos. Esse é um tempo que deve ser planejado e protegido de interrupções e distrações. Quando os membros da família estão abertos para ouvir sobre as lutas um do outro e conhecer as orientações divinas, fica mais fácil substituir a competição pela colaboração dentro do lar.
Um dia em que Deus vai ao encontro de cada família para Se revelar como o Criador que Se alegra com o bem-estar de Sua criação. Esse é um dia abençoado e santificado porque Deus o escolheu para abençoar de maneira especial as famílias criadas por Ele. Para que essa bênção seja aproveitada ao máximo, é necessário que a família interrompa suas atividades corriqueiras e se dedique a buscar a Deus. Nenhum trabalho ou preocupação deve afastá-la dessa celebração semanal. […]

Esse é um artigo do livro
Esperança para a Família
”O CAMINHO PARA UM FINAL FELIZ”
Igreja Adventista do 7º Dia