Mais uma vez sem água, população protesta e vereador toma banho em praça pública

Mais uma vez, o problema da população de Cosmópolis em relação ao abastecimento de água e seu aspecto é motivo de pauta para toda região. Há três dias, muitas reclamações, principalmente, nas redes sociais, da falta de abastecimento de água em muitos bairros da cidade; e poucos que não reclamaram do abastecimento apontam a coloração, mais uma vez, com aparência escura, barreada e suja.
Entre os bairros citados e fontes da reclamação dos moradores do município estão Recanto dos Colibris, Jardim Cosmopolitano, Laranjeiras, Novo Cosmópolis, Vila Nova e Parque dos Trabalhadores.
Adriana Santos é moradora do bairro Recanto dos Colibris e desabafou sobre a situação. “Há dois dias sem o recurso de necessidade emergencial e fundamental: a água! Precisamos dela para alimentação, banho, bem-estar, e eu tenho duas crianças em casa, o que agrava minha preocupação. Com este calor, os banhos são mais frequentes para que elas se sintam melhor; mesmo tentando diminuir o consumo, não dá para evitar a falta, o problema está frequente, duas vezes em apenas vinte dias, é revoltante”.
Outro depoimento foi de uma moradora do Recanto Novo Cosmópolis e que preferiu não se identificar. “Acordei na sexta-feira, dia 18, e já não tinha água, mas, quando fui na caixinha do correio, a conta da água já estava lá. Não que esteja errado chegar a conta, eu sempre honrei com tudo, muito certo, só acho uma pena não receber o retorno disto. Não acho justo o que a população de Cosmópolis tem passado com todo esse desconforto, em alguns casos, até piores do que o meu, desesperadores!”.
Outra mãe que se encontra desesperada é Mariana Zainun, que é moradora do bairro Parque dos Trabalhadores e que,  através de um vídeo nas redes sociais, desabafou sobre a sua situação. “Eu tenho duas filhas, uma delas tem refluxo e estou com o cesto cheio de roupas, precisando lavar. Fui pedir um pouco de água no vizinho, e ele também não tem. Tenho bebê em casa que precisa de verduras e legumes para papinha e eu não consigo, sequer, lavar meus alimentos. Eu sou a favor de racionamento sim, mas, programado; isso não se faz. Antes, eu percebia que faltava água durante o dia, mas, meia noite, eles ligavam e eu enchia meus baldes. Mas agora, nem isso consigo mais. Eu não estaria reclamando se eu tivesse águas em baldes pelo menos, não estou reclamando da higiene da casa, isso a gente vê depois, estou falando de um mínimo, para higiene pessoal, que a falta pode gerar doenças.
Hoje (19), sábado, teríamos um casamento para ir, mas, infelizmente, vai ficar inviável, a cabeleireira aqui do bairro não tem água para trabalhar, nós não temos água para escovar os dentes ou lavar o rosto, ou dar um banho nas crianças. Tenho um marido para mandar limpo pro trabalho e, principalmente, tenho duas crianças, que precisam urgentemente de água, precisamos da ajuda do poder público, porque isso não se faz!”
O vereador Hiroshi, em forma de protesto, após a falta de água no município, tomou banho em praça pública, no bairro Parque dos Trabalhadores e filmou a cena que repercutiu nas redes sociais alcançando mais de 20 mil visualizações. Assista diretamente no perfil pessoal do vereador Humberto Hiroshi.
Outro morador nos enviou um vídeo sobre a cor da água em sua residência. Representada pela foto acima, e que evidencia água em uma coloração amarelada e barreada.
Em nota oficial, a Prefeitura Municipal de Cosmópolis se posicionou. Veja na íntegra:
“A Estação de Tratamento de Água teve um problema elétrico no final da tarde de sexta-feira, 18, que ocasionou a queima de um motor e outros dois equipamentos. Por este motivo, a estação precisou ficar parada por algumas horas, ocorreu uma despressurização da rede e os bairros mais altos acabaram ficando sem água por um período.
A coloração avermelhada na água é causada pela despressurização da rede. Quando a pressão cai e depois volta ao normal, ocorre uma inversão de fluxo e a película de sedimentos que se acumulou nas laterais dos canos ao longo dos anos se movimenta e se mistura à água que está passando.
O prazo para que o abastecimento se estabilize e volte ao normal vai variar de 24 a 48 horas de acordo com o consumo da população. Por isso, pedimos que os munícipes economizem água”.

Na manhã de domingo, 20, a situação da água já estava se normalizando em alguns bairros do município, contudo, a passos lentos.