Manter a hidratação ajuda a desinchar o corpo

Com a primavera, chegam também os dias quentes e abafados, que exigem de nós uma alimentação leve e muita hidratação. Existem alimentos que contribuem positivamente para a saúde nos tempos quentes, não levam ao ganho de peso e, inclusive, ajudam a hidratar o corpo.

De acordo com a Nutricionista Daniela Menardo, é preciso sempre tomar cuidado com a ingestão de frituras, massas, doces e tortas. “O açaí é uma fruta muito nutritiva, ajuda, inclusive, a melhorar celulite e acne, melhorar inflamação, ajuda a perder peso. Mas, a questão é que o seu consumo deve ser feito sem adição de xarope de guaraná. Deve-se misturar frutas para que fique mais doce. Os outros condimentos populares, como chantily, chocolate, amendoim, confete, dentre vários, devem sempre ser evitados, pois aumentam o valor calórico e ainda fazem mal à pele”, aconselha.

Para se refrescar, é sempre interessante o uso de sucos naturais, picolés de frutas, salada de frutas e bastante salada nas refeições principais. “Evitar alimentos quentes, sanduíches e alimentos com gorduras é muito importante. A variação do suco é uma forma interessante para não consumir refrigerantes e sucos em pó. Sempre adicione fibras para diminuir a absorção de gorduras e açúcares. Uma dica muito legal é fazer picolé de suco de fruta utilizando água de coco e a fruta de sua preferência, que fica muito bom”, recomenda a especialista.

Falando um pouco mais do sorvete, Daniela adverte: não é bom consumir sorvetes em excesso. “Pode-se escolher um da semana para consumi-los e sempre preferir os de fruta”, afirma. “Como petiscos para consumir durante a tarde, por exemplo, sempre ter em mãos frutas oleaginosas e frutas secas. Evitar petiscos calóricos como frituras, salgadinhos e porções diversas. Não se deve também substituir a comida pelo álcool. Muitas pessoas cometem esse erro. Lembre-se sempre que o álcool aumenta a gordura abdominal, celulites, flacidez, destrói neurônios e leva ao envelhecimento precoce”, acrescenta ela.

Abaixo, a Nutricionista cita alimentos que intensificam a cor da pele nos dias quentes da primavera e que são alimentos saudáveis para esse clima:
• Cenoura – você pode consumir como aperitivo enquanto toma o banho de sol;
• Beterraba – na forma de sucos, saladas e sanduíches,
• Broto de alfafa – pode ser batido com sucos e consumido em saladas;
• Vitamina C presente na laranja, acerola e caju;
• Magnésio presente nas oleaginosas, sucos verdes e sementes.

Daniela Belinatti Menardo de Oliveira - Nutricionista Esportiva e Funcional CRN 10334 Fone:3872-3008/ 3872-3121

Daniela Belinatti Menardo de Oliveira – Nutricionista Esportiva e Funcional
CRN 10334
Fone:3872-3008/ 3872-3121

Nos dias mais quentes, Daniela alerta que é mais importante ainda o consumo de água. “É preciso beber durante o dia todo para que a pele não sofra consequências. Vale salientar que não se deve substituir a água por sucos, mesmo que forem naturais. É preciso tomar a água pura”, ressalta ela.

A especialista afirma que a água faz parte de muitos mecanismos, inclusive, para a respiração, coração, rim e todos os outros órgãos funcionarem. “Eliminamos em torno de 2,5 litros de água por dia pela urina, fezes, respiração e transpiração. Precisamos tomar, no mínimo, 8 copos de água por dia. Ou 35 ml por cada kg de peso”, esclarece.

Os alimentos, principalmente, frutas e vegetais, têm um papel importantíssimo na hidratação. “Para quem vai à praia nessa época ou gosta de ficar a tarde toda na piscina, lembre-se do nosso isotônico natural, a água de coco. Ela é maravilhosa para hidratar e repor sais minerais. Mas, cuidado!
Muitas pessoas dizem que não tomam água por não sentirem sede. Mas, esse é um grande erro. Quando sentimos sede, significa que já estamos desidratados. Se você não atender esse sinal, o seu corpo aprende a trabalhar com menos água e diminui o seu metabolismo (energia que gastamos para viver). Isso dificulta o funcionamento do organismo e atrapalha quem quer eliminar peso”, explica ela.

Outro erro comum é ficar sem se alimentar de três em três horas. “Isso faz com que, na próxima refeição, haja um consumo maior de alimentos e isso auxilia no aumento de peso. Lembre-se sempre que, para cada quilo perdido, é preciso mantê-lo por um mês”, alerta a profissional.

Confira algumas dicas da Nutricionista para manter a hidratação:
• As frutas e legumes também ajudam a complementar uma hidratação saudável. Melancia, laranja, melão e abacaxi são frutas ricas em água, assim como o brócolis, berinjela, alface e pepino. Esses alimentos são ótimos para incluir em refeições leves nesse verão e fazem muito bem para a saúde;
• O consumo de água também ajuda a desinchar o corpo; a água ajuda a eliminar o excesso de sal no corpo, regulando a temperatura, reduzindo infecções, ajuda na desintoxicação e até mesmo evita as celulites;
• Uma pessoa desidratada ou que não ingere água suficiente pode ter uma série de doenças, como alterações cognitivas (atenção e raciocínio por exemplo), cálculo renal, ressecamento da pele e até mesmo dificuldade nas funções intestinais. Por isso, é preciso ficar atento para repor todas as necessidades do corpo;
• Caso você sinta fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga, fique alerta, pois são sintomas da desidratação. Ela pode ser evitada com boa alimentação e ingestão de líquidos, principalmente, a água que, entre todos seus benefícios, ajuda também a digerir e absorver alimentos com mais facilidade.