Mão de obra qualificada: empresas sofrem para encontrar profissionais qualificados

Descobrir realmente no que gosta de trabalhar pode ser a chave do seu sucesso profissional

Odair Camargo
Consultor RH
Headhunter and Coaching

Muito se fala em desemprego, porém, muitos jornais, agências de emprego e outros estão sempre oferecendo vagas de emprego, mas, muitos não conseguem. Por que? Simples…falta de mão de obra qualificada. Devido à crise que há anos está instalada no País e foi agravada com a pandemia, a população que se encontra desempregada está buscando qualquer coisa para fazer, porém, o mercado de trabalho é bem exigente e busca profissionais qualificados para ingressar no seu quadro de funcionários.
A falta da mão de obra qualificada sempre foi um grande problema de muitas empresas. É comum as empresas publicarem o perfil de suas vagas, e também é comum candidatos reclamando que as empresas não admitem, porém, se formos analisar friamente o perfil da vaga e do candidato, será nítido que o candidato não corresponde ao perfil da vaga, não existe o famoso “dar um jeitinho” para conseguir a vaga. A empresa precisa de profissionais realmente qualificados para exercer determinada função.
O candidato que menos consegue emprego é aquele que diz “faço de tudo um pouco”. Este é o candidato que raramente conseguirá emprego, pois, não é um profissional qualificado em nada.
Mas, então, como conseguir essas vagas de emprego anunciadas pelas empresas? Sabemos que profissionais bem-sucedidos são aqueles que amam o que fazem, então, é hora de você pensar no seu futuro.
Descobrir realmente no que gosta de trabalhar pode ser a chave do seu sucesso profissional.
É uma cultura errada fazer curso de tudo que aparece, numa busca desenfreada de conseguir algo. Ser um profissional qualificado é fazer exatamente o contrário, buscar somente cursos da área de trabalho que você gosta e se identifica, tornando-se, assim, um profissional qualificado.
Com a globalização, se aperfeiçoar na sua área se tornou algo relativamente simples. Para muitos, a pandemia serviu somente para ficar em quarentena dentro de casa, outros aproveitaram muito, não ficaram reclamando e aproveitaram muito tudo o que a internet pode proporcionar. Existem excelentes cursos on-line e totalmente gratuitos; oportunidades não faltam, o que falta é a vontade das pessoas em estudar e se qualificar. Sabemos que nada é fácil, mas as pessoas precisam sair da sua zona de conforto e buscar alternativas. Elas existem, mas precisam ser conquistadas.
Temos que nos lembrar que as empresas precisam de profissionais especializados para crescer e, consequentemente, gerar novos empregos. São esses profissionais que as empresas buscam nos PATs, CRTCs, Agências de Empregos e outros.
O mercado de trabalho é muito amplo e consegue absorver muita mão de obra qualificada, mas, tem que ser qualificado no ramo que a empresa trabalha.
Está em extinção o famoso “Ajudante Geral”, pois ele não é um profissional qualificado.
Se você souber procurar um curso de qualificação e se identificar com ele, pode ser que, em um período de 6 meses, você já seja um trabalhador qualificado.
Uma dica: busque uma profissão que possa te dar um futuro; algumas profissões estão sumindo do mercado e outras aparecendo fortemente. Tente visualizar se daqui a 5 anos a profissão que você escolheu irá ter procura por esses profissionais (em um outro momento, vou falar sobre profissões). Existem cursos de 6 meses que podem te dar um rendimento superior a R$ 3 mil.
Como a mão de obra está escassa, muitas empresas realizam os processos de trainee/estagiário ou em treinamento. Mas por que fazem isso? Porque eles podem formar o profissional exatamente para um fim específico e esses profissionais estarão em constante treinamento e aperfeiçoados na sua função. Isso se aplica também aos jovens aprendizes, dando oportunidades para os jovens na busca do primeiro emprego. Por isso, é de extrema importância os pais colocarem seus filhos em entidades e programas que possam auxiliar no ingresso na empresa. Sem essa ajuda, os jovens terão muita dificuldade de ingressar no mercado de trabalho.
Não perca mais tempo, seja um profissional qualificado, seja a curto, médio ou longo prazo, quem decide é você!