Mãos à obra!

“A Tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” Salmos 119:105 NVI

Você já viu em “visaje” (no Amazonas falam assim)? Ela mostra uma realidade que não existe, não é assim? Em um dia quente, por exemplo, se estamos em uma rodovia, o calor faz parecer haver uma poça de água no meio da estrada. Chegando perto, entretanto, a realidade mostra uma outra coisa.
Assim Jesus encerra a parábola, ao afirmar que uma leitura superficial das pessoas ou circunstâncias podem nos enganar, fazendo-nos ver algo que não existe. Aparentemente, as casas eram iguais – receberam as mesmas bênçãos, enfrentaram as mesmas adversidades. Ao fazer a aplicação da parábola, Jesus acrescenta ainda mais uma semelhança: elas ouviram a mesma Palavra. O mesmo Evangelho.
O que determinou a permanência de uma e a ruína de outra? A prática. A prática do que ouvimos faz toda a diferença. Perceba que o problema estrutural da casa na areia não era na Palavra que ouviu, na oportunidade que recebeu ou mesmo nas adversidades que enfrentou. A casa na Rocha esteve diante das mesmas situações. O fator determinante de sua queda foi não colocar em prática as coisas que ouvia.
Portanto, a nossa atitude será determinante quanto à permanência no caminho como discípulos de Jesus. Então, mãos à obra, discípulo de Jesus, ponha em prática os mandamentos do Mestre.

Pr. Adriano Vargas
Igreja Adventista Cosmópolis Central