Marisa Aparecida Ferraz é a entrevistada da semana

O quadro ‘Entrevista’ desta semana traz um bate-papo com a professora Marisa Aparecida Ferraz. Marisa trabalha no Colégio Objetivo e na Prefeitura de Cosmópolis. A professora é natural de Limeira e mora em Cosmópolis há 32 anos. Ela conta um pouco sobre sua história e suas perspectivas de futuro na cidade.

O que você mais gosta na nossa cidade?
Das amizades e da tranquilidade; gosto muito daqui!

Fale um pouco sobre sua profissão.
Amo o que faço! Ser professor é uma das melhores profissões. Você pode trabalhar o dia todo, meio período, pode fazer uma carreira acadêmica, pode dar aula na faculdade, na pré-escola, onde quiser, é só se especializar. Fiz Magistério; depois, fiz Pedagogia na Unisal; fiz pós graduação em Educação Especial; e depois fiz especialização pela federação das APAES. Também trabalhei na APAE e, agora, em 2020, terminei Neuropsicopedagogia.
Nunca paro de estudar porque estamos sempre aprendendo. O que mais gosto na minha profissão é dividir o conhecimento. Também aprendo muito com meus alunos! Trabalho com Artes e a considero um complemento muito bom para a educação.

O que você mudaria em Cosmópolis?
Desde que me mudei para cá, em 1989, a cidade evoluiu muito, mas ainda faltam algumas coisas: um parque maior, praças maiores. Eu acho que aqui há muita falta de lazer para a população, principalmente para os menos favorecidos. Além disso, um planejamento urbano melhor e também um maior reflorestamento.

Como foram a sua infância e adolescência?
Vivia num sítio, em meio à natureza e aos animais, por quais sou apaixonada até hoje. Tenho dois irmãos e uma irmã. Nossos pais eram muito caprichosos, nos ensinaram a ser pessoas honestas e a sempre batalhar por nossos objetivos.

Que dica você daria aos jovens cosmopolenses?
Estudem, não desanimem e pratiquem esportes. Temos que correr atrás do que gostamos; quando fazemos nossas vontades, tudo fica mais fácil e prazeroso.

Quais são seus planos para o futuro?
Tenho vários, pois nunca paro de sonhar; quando sonhamos, estamos sempre vivos. Tenho planos de me aposentar, diminuir minha carga horária, me dedicar à Neuropsicopedagogia, para fazer atendimentos. Quero viajar. Também gosto de escrever poemas, quem sabe não amadureço a ideia…
Pintar um pouco mais, ser voluntária em algum lugar pelo menos um dia na semana e compartilhar tudo o que aprendi.

Deixe uma mensagem para os leitores?
Nunca parar de sonhar, ler muito o que lhe agrada mais e ir despertando o prazer da leitura. E, se for possível, praticar um hobby – é uma maneira de relaxar, e isso é muito importante para a saúde e para o bem-estar.