Na última sexta-feira (21), aconteceu uma cerimônia de início de plantio de aproximadamente 61 mil mudas de espécies nativas nas Áreas de Preservação Permanente que integram o Corredor das Onças na região. Segundo a concessionária Rota das Bandeiras, “a medida ocorre por conta da compensação ambiental decorrente da implantação das marginais da rodovia D. Pedro I (SP-065), em Campinas, e de obras em outros dois dispositivos de acesso na rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), em Cosmópolis”. Aconteceu, também, em comemoração pelos 30 anos da ARIE Matão de Cosmópolis.
A cerimônia teve início por volta das 10 horas da manhã e decorreu até aproximadamente às onze da manhã, contando com profissionais representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, da Usina Açucareira Ester S.A, da concessionária Rota das Bandeiras e SANASA Campinas, além de autoridades e crianças da escola Municipal de Cosmópolis.
As crianças da Escola Municipal EMEB Moacir do Amaral, que somavam aproximadamente 45 alunos com idade entre 8 e 10 anos, deram início ao plantio. Uma atividade de relevante interesse social que despertou a consciência ambiental em cada uma delas.
O prefeito de Cosmópolis, Dr. Antonio Fernandes Neto, que cultiva algumas espécies em sua residência, na área rural, também fez a doação de duas mudas de Ypês amarelos, que foram plantadas junto de uma das crianças, aluna da escola de ensino básico, além de ressaltar a importância da conscientização ambiental no momento atual. “Estamos passando por uma fase muito crítica, uma crise hídrica muito grande. Ações deste tipo são muito importantes neste momento”.