Ela se destaca bem no Centro do município e recebe muitas visitas de pessoas de fora da cidade
Nos tempos da Fazenda Funil, conforme a vila no entorno da Fazenda ia crescendo e se desenvolvendo, as pessoas começaram a exercer atividades religiosas. A comunidade sentiu a necessidade de um local próprio para esses encontros e se uniu para construir uma capela de madeira para acolher e fortalecer a fé.
A então Capela Santa Gertrudes foi criada em 1902, sob a invocação de Santa Gertrudes, tratando-se de uma homenagem do Major Artur Nogueira à sua mãe que se chamava Gertrudes e à sua companheira que possuía o mesmo nome. A construção da capela e da casa paroquial foi feita em terrenos doados pelo Major, que encomendou a imagem da Santa Gertrudes, vinda da França. Na época, a capela era subordinada à Paróquia Santa Cruz, de Campinas.
A construção da antiga matriz começou em 1905. A edificação foi encomendada ao arquiteto Ramos de Azevedo (homenageado na rua que passa atrás da matriz, que recebeu seu nome) e, por pedido do Major Artur Nogueira, foi construída nos moldes da Basílica de Nossa Senhora do Carmo de Campinas, em proporção menor. O primeiro pároco foi o Padre Gregório Lanza e a nomeação foi realizada em 1909.
Em agosto de 1915, após muitos imprevistos, inclusive climáticos, a igreja foi terminada e em 17 de Setembro de 1915 foi realizada a inauguração. Em 03 de outubro de 1915, o Arcebispo Dom João Baptista Corrêa Nery desmembra a igreja da paróquia campineira e a eleva a Matriz de Santa Gertrudes, criando a Paróquia de Santa Gertrudes.
No final da década de 50, a comunidade resolveu ampliar a Igreja Matriz. O Dr. Paulo de Almeida Nogueira, que era diretor da Usina Ester na época, entregou para a “Comissão Angariadora de Fundos para a Construção da Igreja” uma parcela de dinheiro para o início da construção da nova matriz de Santa Gertrudes.
Essa igreja maior foi construída em volta da anterior, para não precisar demolir e deixar a comunidade desamparada. As celebrações ocorreram ali até que a Matriz, como é conhecida hoje, fosse construída. Quando a edificação terminou, a primeira igreja foi demolida e, até que essa obra terminasse, as missas eram celebradas no salão paroquial (um prédio anterior ao atual, que era menor). Mesmo sem ter sido finalizada, a inauguração da Matriz ocorreu em 19 de novembro de 1958, evento muito aguardado por todos. O projeto foi de autoria do Dr. Mario Penteado e a obra realizada sob a supervisão do Sr. Guido Longhin.
Em comemoração ao centenário da igreja, foi colocada na entrada da igreja uma “Cápsula do Tempo”, que recebeu objetos que marcaram a história da paróquia, como exemplares de jornais, cédulas, documentos e uma lista com a assinatura de membros da comunidade. A cápsula será aberta somente em 2115, após 100 anos.
O pároco atual é o Padre Diego Humeniuk que, com seu carisma e simpatia, mantém acesa a chama dos paroquianos. Em tempos normais, antes da pandemia ocorrer, a matriz tinha grande movimento e realizava muitos eventos. Havia missas, celebrações, batizados, casamentos, catequese, terço dos homens, terço das mulheres, além das tradicionais Festas da Padroeira, de Santa Rita, festas juninas, entre outras.
Mesmo com os tempos sombrios, a igreja se manteve viva, se adaptando aos novos tempos, realizando as celebrações primeiramente sem público, apenas com transmissão ao vivo, procissões virtuais, depois com retenção de público e transmitindo as mesmas através da internet. O Padre Diego diz que espera que essa fase passe logo, para poder realizar festas e reunir os devotos na igreja.
Ele aproveita para contar que a imagem da padroeira Santa Gertrudes passou por restauros e retornará à Matriz esta semana e nos convida à Missa de Acolhida da Imagem Restaurada, no sábado, dia 31/07 às 18h30.
Nossa Matriz possui uma longa história e grande beleza. Ela se destaca bem no centro da cidade, recebe muitas visitas de pessoas de fora da cidade, que se encantam com a edificação e logo querem tirar fotos para guardar de recordação. A Matriz é símbolo de Cosmópolis e permanece imponente, contando aos nossos moradores e aos visitantes um pouco da nossa história.
A secretaria da matriz funciona de segunda a sexta, das 08h às 17h, e as sábados, das 08h às 12h. A igreja está aberta para visitação nesse mesmo horário. As missas ocorrem às quintas-feiras pelos falecidos; aos sábados, às 18h30; e aos domingos às 08h e às 19h. A igreja Matriz de Santa Gertrudes fica na Praça Dr. Paulo de Almeida Nogueira, s/n. O telefone de contato é 3872-1244.
E-mail: santa_gertrudes@terra.com.br.
Instagram: #matrizsantagertrudes
Facebook: @paroquiasantagertrudes
Texto: Letícia Atmann Frungilo