Mau uso das lentes de contato pode trazer riscos

O mais importante é que o usuário tenha condições para fazer o uso responsável das lentes

As lentes de contato são de uso livre, desde que o paciente não sofra com alguma condição ocular específica. Além disso, não há um consenso sobre a idade mínima para usá-las, porém, em nosso serviço, oferecemos a partir dos 12 anos de idade.
As lentes de contato variam de acordo com o material utilizado para a sua confecção, prazo de validade, indicação de uso e fator de proteção UV. Elas abrangem, inclusive, necessidades mais específicas, como ceratocone ou grau multifocal.
Em relação ao material, é possível dividi-las em rígidas, de gás permeável, e gelatinosas, feitas com hidrogel. Para um grau com astigmatismo muito alto e irregular, a preferência é para a lente rígida. Se forem olhos com superfícies mais uniformes, a preferência é para lentes gelatinosas.
Nunca utilize o soro fisiológico para limpar as lentes de contato. No momento da higienização, apenas a solução multiuso que deve ser considerada, pois conta com uma fórmula antibacteriana, capaz de remover resíduos e micro-organismos das lentes de contato.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as lentes de contato não fazem mal para os olhos, principalmente, se forem usadas corretamente. Antes de usar as lentes, é preciso fazer exames completos para saber se você realmente pode utilizar.
As lentes de contato não inviabilizam o uso de maquiagem, porém, o recomendado é começar colocando as lentes de contato antes de aplicar os produtos, dando preferência àqueles com consistência cremosa, que ao contrário das maquiagens em pó não entram em contato com os olhos tão facilmente.
Se sua necessidade de correção não é tão grande, lentes de contato são uma maneira simples e sempre disponível para usar apenas em algumas situações, como na prática de esportes. Diferente dos óculos, as lentes não sujam, caem ou quebram, e também não atrapalham o seu campo de visão.
Suas lentes se enquadram às suas necessidades e são de uso exclusivo seu. Jamais compartilhe lentes!
Lentes de contato são seguras quando usadas corretamente. Certifique-se de seguir sempre as recomendações de uso, descarte das lentes, limpeza e manutenção recomendadas pelo seu oftalmologista.

Dr. Flávio Sartori
Oftalmologista
CRM- SP67764
Medclin Cosmópolis
R. Expedicionários, 1028, Jardim Bela Vista
(19) 3872-9210
atendiment0@medclincosmopolis.com.br