MC Cosmopolense fala sobre a sua trajetória na música

Gabriel Lindeberg Morais Santos se apresentou, pela primeira vez, em São Paulo, no ano de 2016

Gabriel Lindeberg Morais Santos, mais conhecido como MC Gabriel LM, tem apenas 22 anos e tem uma história linda no meio musical. Ele conta um pouco sobre sua trajetória, fala como escreveu sua primeira música, comenta sobre sua primeira apresentação e sobre trabalhos futuros. Acompanhe.

O início
O interesse do MC pela música começou muito cedo. “Meu pai sempre gostou muito de pagode e rap, e tenho primos que têm um grupo de pagode. Sempre que nos reuníamos, mesmo sendo pequeno, ficava junto e cantava todas as músicas”, conta Gabriel.

Escolha
“Deus me mostrou, desde criança – eu tinha em torno de uns 10 anos -, quando Ele usou uma pessoa para falar comigo e dizer que, através da música, eu ajudaria as pessoas. Mas, quando eu realmente decidi me dispor a entrar nesse ramo, vi que o funk precisava de um MC que transmitisse algo positivo e pacífico para os ouvintes, a ponto que possam mostrar para os seus pais, seus filhos, amigos e familiares, sem sofrer o preconceito que o funk sofre, onde as pessoas generalizam que todas as letras falam sobre apologia a atividades ilegais, supervalorização de bens e denegrir a imagem da mulher.
Então, senti que eu deveria entrar no funk para tentar quebrar esse preconceito com o gênero musical. Embora eu também cante outros estilos, atualmente, o foco é ganhar o máximo de respeito para o movimento funk”, diz ele.

Primeira música
“Em 2015, não lembro o dia e mês correto. Foi quando senti que DEUS estava me mandando escrever uma música, e escrevi uma gospel chamada “Deus te ouve”, porém, no mesmo ano, surgiu o desejo de fazer a diferença no funk, e foi aí que passei a priorizar esse objetivo. Sinto constantemente que Deus está comigo, porque, hoje, vendo de dentro, posso confirmar que muitas pessoas que não tinham o que comer, vestir, ou até mesmo tiravam seu sustento em atividades ilegais, têm a oportunidade de deixar isso para trás para poder viver do funk, onde encontraram uma saída”.

A primeira apresentação
“Minha primeira apresentação ao público foi no dia 20 de Fevereiro de 2016, em São Paulo. Eu tinha 17 anos e a plateia estava cheia, inclusive, com cantores de funk famosos. O frio na barriga faz parte, mas, repetia pra mim mesmo que aquele era o meu sonho e que eu só tinha que me divertir. Graças a Deus, deu tudo certo. Atualmente, já me apresentei em Cosmópolis, Artur Nogueira, Jabaquara – SP e Vila Maria – SP. A música começou a dar certo pra mim no início da pandemia. Então, não tive a oportunidade de fazer muitas apresentações ainda, tanto que tinha apresentações marcadas em Artur Nogueira, Conchal e Santa Bárbara D’Oeste, as quais foram canceladas/adiadas por conta da pandemia que enfrentamos atualmente”.

Trabalhos
“Eu não costumo contar quantas músicas tenho, mas, são muitas. Atualmente, prefiro escrever na hora de gravar, no estúdio. O clima de estúdio, pra mim, sempre vai ser uma inspiração. Inclusive, tenho trabalhos que serão lançados em breve, têm músicas com participações de MC’s famosos e também algumas letras mais voltadas para um lado acústico e romântico”.

Conquista
“Minha maior conquista, até agora, não é nada material, e sim, são as mensagens que recebo das pessoas que se identificam com minhas letras, o que faz eu me sentir importante e influente na vida das pessoas que me escutam. Saber que, de alguma forma, eu tenho uma responsabilidade na formação do caráter das crianças e adolescentes que me ouvem e até mesmo se inspiram nas músicas que canto”, conta o MC.

Apoio familiar
“Minha família torce pela minha felicidade. Então, com certeza, eles me apoiam na realização do meu sonho. Eles torcem para que dê tudo certo e eu consiga alcançar todos os meus objetivos. Como meus pais sempre dizem: a minha felicidade é a deles”, finaliza.

Acompanhe o trabalho do MC Gabriel LM através das redes sociais.
Instagram: @mcgabriellm
Canal no YouTube: MC Gabriel LM