MEC divulga calendário do Encceja, exame que certifica a conclusão do Ensino Médio e Fundamental

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nos últimos dias, o cronograma do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), prova que passará a substituir o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no papel de certificação para o ensino médio.
O exame é voltado para jovens, acima de 18 anos, e adultos que deixaram os estudos e agora querem obter certificação do ensino fundamental ou do ensino médio.
As inscrições começarão a partir das 10h do dia 7 de agosto e irão até às 23h59 do dia 18 de agosto. O exame será aplicado em 8 de outubro.
A prova não era aplicada desde 2009, quando o Enem passou a servir de certificado para o ensino médio. Entretanto, o diretor do Centro Educacional de Cosmópolis (CEC), Ezequiel Augusto Santos, explica que os públicos das duas provas são diferentes. “O Encceja é específico para o público que precisa terminar os estudos e não finalizou na idade devida. Já o Enem funciona para aferir os conhecimentos do aluno afim de ingressar em uma faculdade”.
Visto que o número de alunos que conseguia a pontuação mínima do Enem era muito baixo, o MEC decidiu, a partir da publicação da Portaria nº 468 de 3 de abril de 2017, que os resultados do Enem não poderiam ser usados para fins e certificação do Ensino Médio.
Dessa forma, o Encceja passa a ser ofertado novamente para participantes que desejam certificar-se no Ensino Médio e no Ensino Fundamental, tanto no Brasil quanto no Exterior.
Ezequiel explica que o exame vai aferir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos, incluindo desenvolvimento na vida familiar, convivência humana, profissional e afins. “Esse é o momento que o governo oferece às pessoas para comprovar que tem esses conhecimentos”.
Além disso, caso a pessoa realize a prova neste ano e não consiga a aprovação em todas as disciplinas, é possível eliminá-las no próximo ano. Com isso, o aluno poderá realizar somente as disciplinas restantes.

Vantagens
A prova é gratuita. Sendo assim, a pessoa que irá realizar a prova terá que arcar com o valor para se deslocar até o local da prova. Na região, o cosmopolense poderá realizar a prova em Limeira, Americana, Paulínia, Piracicaba, entre outras cidades relacionadas no site do Inep (http://portal.inep.gov.br/encceja).
Outra vantagem que Ezequiel destaca é a velocidade no certificado. Com a prova, caso aprovado em todas as disciplinas, o aluno deve receber o diploma próximo ao fim do ano/começo de 2018. Tempo que, caso fosse através de um supletivo, poderia ser maior.
Além disso, o diploma é reconhecido nacionalmente por ser emitido pelo próprio Governo Federal.

Ezequiel Augusto Viana dos Santos
Proprietário – Centro Educacional Cosmópolis (CEC)
Fone: (19) 3872 4135
E-mail: cec.cosmopolis@yahoo.com.br

Preparação
O diretor do CEC conta que muitos alunos ficam preocupados por terem ficado longos períodos fora da sala de aula, mas, no próprio site do Inep é possível fazer o download gratuito dos materiais com o conteúdo avaliado na prova para o estudo.
Além disso, o aluno também pode fazer cursos intensivos preparatórios, afim de auxiliar o aluno no estudo até a véspera do exame. Ezequiel explica que “a preparação para o exame é importante, pois o período de estudo é curto e, muitas das vezes, o aluno precisa de um auxílio no conteúdo, ou até mesmo um plantão de dúvidas”.
Além do preparo técnico, o aluno também precisa de preparo psicológico e físico para o momento da prova, como, por exemplo, dicas de quais questões resolver primeiro e afins.
Segundo Ezequiel, as maiores dificuldades estão em redação e matemática. Ele enfatiza que, mesmo que a pessoa não tenha tempo de estudar ou fazer um curso preparatório, que faça a prova.
“Se a pessoa tiver problemas ou não tiver internet para fazer a inscrição, pode vir até nós que faremos e auxiliaremos nesse processo. Se ela fizer a inscrição conosco, não significa que precisa fazer o curso”, ressalva Ezequiel.

O diploma
O aluno, assim que aprovado em todas as disciplinas, retira o diploma na diretoria de ensino. No caso do cosmopolense, retira em Limeira, ou na própria escola em que fez a prova.
O Inep informa no momento de retirar o diploma.