Mecânico cosmopolense ganha destaque no “Veteranos da Graxa”

Ruy Morelli conta com 72 anos de profissão e começou no ramo com apenas dez anos de idade

O mecânico cosmopolense Ruy Morelli, de 83 anos, foi destaque no vídeo de um projeto, “Veteranos da Graxa”, produzido pela Acácia Autopeças, de Andradas – MG, divulgado no YouTube. De acordo com seu filho, Ruy Fernando Morelli, também conhecido como Tuco, o convite para o pai participar do projeto foi especial, levando em consideração o carinho que eles desenvolveram pelos responsáveis da Acácia. “Eles são amigos de longa data, ficaram amigos por conta da unidade de Campinas… Eles já são quase considerados como família entre eles”, explica o filho Tuco.

A trajetória
Ruy Morelli dedicou sua vida a profissão, começou a fazer pequenos trabalhos como mecânico aos dez anos de idade, segurando parafusos para seu pai e seu tio embaixo do carro, um ‘Fordinho’ 1936, tendo assim, seu primeiro contato com a profissão. Com o passar do tempo, aos doze anos, começou seu trabalho arrumando motos. “Comecei a trabalhar com motos aos doze anos de idade. Em Campinas, já era muito difícil de encontrar mecânicos para motos; aqui na cidade, não era diferente… Meu pai tinha uma JAVA 250, do ano de 1950, que dava mais problema do que se podia imaginar – e ela fez com que eu virasse mecânico”, conta Ruy.
Sua primeira oficina foi aberta em 1968 e, neste ano, completa 69 anos. De acordo com Ruy, naquela época, era ainda mais difícil, pois eram poucos os que tinham as informações técnicas para o conserto de carros e motos. “Poucos tinham as informações técnicas necessárias, ninguém ajudava, pois tinham medo de um novo mecânico ser concorrente deles, não havia união entre os mecânicos da cidade.

 

A informação técnica também era de difícil acesso, tive muito problema nesta parte com a Fiat. Já na Volkswagen, tive menos problemas, por ter trabalhado lá. O chefe da oficina da Volkswagen era um cidadão muito bacana, ajudou bastante na minha trajetória”, conclui Ruy.
Aos 83 anos, Ruy destaca que a profissão não é fácil, porém, ele encoraja os novos mecânicos a insistirem na função. “Para a pessoa que hoje está iniciando na profissão, apesar de ter muito mais informações e lugares que disponibilizam os ensinamentos para se tornar um mecânico, deve ser bastante perseverante e até mesmo teimosa. Tem que estudar bastante o tipo de serviço, o tipo de problema e como resolver… Muitas vezes, não consegue, de primeira, encontrar a solução; analisar o problema é essencial. Muitas vezes, o problema de um carro da mesma marca é diferente do outro…”, finaliza o mecânico.
Veja o vídeo completo produzido pela Acácia Autopeças no link: https://www.youtube.com/watch?v=OSMNtapzzK0