Mecânico explica o perigo de usar álcool de limpeza e óleo de cozinha no tanque de veículos

Com a falta de combustível, muitos consumidores têm encontrado no álcool usado em limpeza, aquele que é encontrado em mercados e usado para tarefas domésticas, a alternativa para continuar rodando com o carro, gerando dúvidas se isso traz prejuízos ao motor e danos ao veículo.

O mecânico Valdinei Antônio Ramos explica  que “o álcool comum (etílico hidratado), encontrado em mercados, contém uma grande quantidade de água em sua composição química. Se uma pessoa o colocar em um tanque de combustível de seu automóvel, com a intenção de substituir o Etanol, ocorrerá uma queima imperfeita, isto é, ocorrerá um resíduo de água muito superior ao Etanol fornecido pelos postos de combustíveis. Essa queima imperfeita causa o desgaste prematuro das velas de ignição, catalisador (escapamento) e falhas gerais no sistema de combustão. Já o resíduo de água descerá para o reservatório de óleo do motor (Carter) e o contaminará, pois este óleo retornará para lubrificar o motor e causará oxidação (ferrugem) nas peças internas, fazendo com que o veículo comece a ‘falhar’”.

Além da “substituição de Etanol por álcool comum”, ainda têm os casos de substituir o Óleo Diesel por óleo de cozinha, usado na preparação de alimentos. “Apesar de haverem pesquisas e experiências sobre essa tecnologia de transformação do Óleo Vegetal (Óleo de cozinha) em Biodiesel, essa utilização não é tão simples quanto pensamos e requer que essa substância seja submetida a outros processos

Valdinei Ramos
Técnico-mecânico – Centro Automotivo V.A.R
Fone: (19) 3882-1120 e 3812-1288

químicos.  Então, no momento atual, fica descartada a possibilidade dessa substituição/utilização também”, explica o mecânico.

“Enquanto aguardamos por uma boa notícia, o melhor a fazermos é não cometer besteiras com nossos veículos e preservá-los ao máximo”, finaliza Valdinei.