Medalhista de prata olímpico Vicente Lenilson dá palestra na Paulo Freire

O medalhista olímpico Vicente Lenilson palestrou, pela primeira vez em Cosmópolis, para os alunos do ensino fundamental da escola Educador Paulo Freire.
Na palestra, que aconteceu na quinta-feira, 27, o atleta contou sua história de vida e superação, detalhando os momentos difíceis e decisivos em sua carreira.
O objetivo da palestra é incentivar as crianças e adolescentes à prática esportiva e à interação com a vida escolar.
Para Vicente, esse contato com os alunos é essencial para desenvolver a confiança. “Muitos deles acham que somos sobrenaturais e, na verdade, somos pessoas comuns que venceram na vida”.
A palestra faz parte do projeto “Heróis Olímpicos”, da Caixa Econômica Federal, com convite da Secretaria de Esportes. “A ideia é que quanto mais crianças forem atendidas, melhor será o resultado”, finaliza Vicente.

Campeão
Vicente Lenilson é campeão brasileiro na prova dos 100 metros rasos. O ex-mecânico trabalhava com motocicletas no Rio Grande do Norte e começou a correr por acaso, após perder o emprego. Tentou a vida no futebol, porém, se destacou na pista de atletismo que cercava o gramado de onde treinava. Foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000, em Sydney, e ouro nos Jogos Pan-americanos de 2007, ambas provas no revezamento 4x100m rasos.
Integrou a equipe brasileira de revezamento 4×100 metros nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e obteve o quarto lugar. Entretanto, o jamaicano Nesta Carter foi pego no exame anti-doping, e o time jamaicano que conquistou a medalha de ouro nessa prova foi desclassificado, o que fez com que o quarteto brasileiro, composto por Bruno Lins, Vicente Lenílson, José Carlos Moreira e Sandro Viana herdasse a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
É casado com outra ex-atleta, a sul-matogrossense Maria Aparecida de Souza, que participou do salto triplo em Atlanta 1996.
Desde 2011, quando parou de correr profissionalmente, o atleta começou a integrar o projeto da Caixa. “Me vi na obrigação de devolver para a sociedade o que ela já me deu, que é uma oportunidade de viver do esporte”.