Médica Veterinária fala sobre Coronavírus em animais de estimação

“É o momento de nos cuidarmos para continuar cuidando deles”, afirma a veterinária

Primeiramente, eu gostaria de esclarecer que este Coronavírus da pandemia, o COVID-19, não acomete os animais, ou seja, não é uma zoonose. O COVID-19 é um vírus que só acomete seres humanos e a transmissão ocorre de humano para humano. Os animais não apresentam sintomas da doença e nem a transmitem aos humanos.
Porém, diversos tipos de animais podem ser acometidos por outros subtipos do Coronavírus, que agem de forma “espécie – específica”, ou seja, não são transmitidos de uma espécie para outra.
Nos cães, por exemplo, existem dois subtipos de Coronavírus. O CCoV, que causa quadro de gastroenterite (diarreia) e o CRCoV, que causa sintomas respiratórios. Já em gatos, o FCoV causa uma grave doença de prognóstico ruim, a Peritonite Infecciosa Felina, conhecida como PIF. Nenhum destes Coronavírus acomete humanos.
O Coronavírus pode ser prevenido pela vacinação anual nos cães, que protege contra o vírus entérico, que causa diarreia. Portanto, de forma alguma as vacinas V8 ou V10 dos cães servem para prevenir o COVID-19 em humanos, como muita gente tem divulgado de forma errônea.
Outra informação importante é que se o tutor pegar o COVID-19, o ideal é que ele também não tenha contato com seus animais, assim como não vai ter com outros seres humanos. Esse isolamento dos animais é para evitar que estes sirvam de transporte do vírus, assim como, um objeto também pode servir, já que o vírus pode ficar no pelo e outra pessoa da casa passando a mão neste animal entrará em contato com o vírus.
Na China, um cão foi testado fracamente positivo para o COVID-19, mas, sua tutora estava com a doença e provavelmente foi uma contaminação ambiental. Este animal não apresentou sintomas, mas fica o alerta de que os animais estando em um ambiente contaminado podem transportar o vírus.
No passeio com os cães, seja breve e, antes de entrar em casa, higienize seu animal, pode ser utilizado banho a seco e outros produtos de limpeza próprios para cães. Evite socializar com outras pessoas durante o passeio e, principalmente, evite que passem a mão em seus cães.
Os animais não contraem o COVID-19, portanto, é o momento de nos cuidarmos para continuarmos cuidando deles!