Médico pneumologista defende o tratamento precoce na pandemia do Coronavírus

Junior Felisbino participou de uma live com médicos que defendem o método mais barato e que é sucesso em outros municípios, tendo repercussão nacional

Junior Felisbino junto com o pneumologista Dr. Antonio Pacheco e o médico emergencista, Dr. Rafael Gonçalves

Em nova live (transmissão ao vivo) realizada por meio de suas redes sociais, o advogado cosmopolense, Junior Felisbino, contou, na manhã do último sábado (18), com a presença de dois médicos que estão atuando na linha de frente da pandemia da Covid-19, Dr. Antonio Pacheco, que é pneumologista, e Dr. Rafael Gonçalves, médico emergencista.
No bate-papo mediado por Felisbino, os profissionais da área da saúde trouxeram informações relevantes neste momento que diversos países têm enfrentado durante a pandemia. “Nada melhor do que falar com profissionais que estão na linha de frente, vivenciando dia a dia estes problemas que têm afligido a população”, disse Felisbino.
Dr. Antonio Pacheco é médico especialista pelo tratamento de todos os tipos de doenças respiratórias e pulmonares com uma vasta experiência na área, além de ser também vice-prefeito do município de Jundiaí. “No início desta pandemia, o máximo que se recomendava era o ‘fique em casa’ e, hoje, nós não podemos nos omitir de fazer o tratamento precoce. A minha posição como profissional de saúde é que, ao sentir sintomas leves, procure um médico, pois existe um tratamento precoce”, enfatizou Dr. Pacheco.
Ao ser questionado por Felisbino sobre qual a melhor maneira para utilizar o auxílio do Governo Federal aos municípios, Dr. Antonio Pacheco exemplificou a cidade de Porto Feliz, que foi modelo no Estado de São Paulo e teve repercussão nacional com as medidas adotadas. Vale ressaltar que o município de Cosmópolis receberá cerca de R$ 11 milhões com o auxílio Federal, além de quantias enviadas para a Santa Casa de Misericórdia, para a utilização na pandemia do Coronavírus. “Se tem dinheiro suficiente para ser utilizado, eu defendo, como em alguns municípios, que seja implantando o tratamento precoce. Em Porto Feliz, foi um caso de sucesso e, através dessa medida, o município reduziu a quase zero o número de casos e óbitos, fornecendo o ‘kit Covid’”, explicou Dr. Pacheco.
Segundo ele, o ‘kit Covid’ custa aproximadamente R$ 50, sendo mais barato que os testes, contendo alguns medicamentos que atuam na diminuição da capacidade de multiplicação do vírus, fazendo com que as pessoas se defendam melhor da Covid-19, diminuindo a ocupação dos leitos hospitalares, sem precisar enviar pacientes para a UTI nem utilizar respiradores. “Ponto fundamental a ser colocado também neste momento é a utilização da máscara, que é essencial na proteção das pessoas, além da importância da higienização das mãos. Temos que seguir bons exemplos para podermos fazer o bem para a nossa população”, pontuou Dr. Rafael Gonçalves, médico emergencista que atua em Cosmópolis. Junior Felisbino encerrou a live defendendo novamente a extensão do horário dos comércios em Cosmópolis, já discutida em um debate com a infectologista Dra. Raquel Muarrek, que defende esta alternativa para fins de evitar a aglomeração das pessoas nos estabelecimentos.
Se você não acompanhou a live, ela está disponível no Facebook (www.facebook.com/junior.felisbino) e no Instagram (@junior.felisbino).