Medo: como vencê-lo?

E quando Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver, estejais vós também. João 14:3

Provavelmente, o medo é um dos maiores e piores males do qual a humanidade sempre padeceu. Por incrível que pareça, o medo mata mais do que muitas doenças. Milhares de pessoas morrem todos os dias não porque foram acometidas de alguma doença grave, mas por medo delas. O medo tem a incrível capacidade de invadir as pessoas provocando um sentimento de desespero que paralisa. O medo lança uma nuvemcinza que cerca o indivíduo, afetando sua mente, fragilizando sua saúde, sugando suas forças.
Quando uma pessoa se torna escravizada pelo medo, ela perde a razão da sua existência, passa a viver sem propósito e sem alegria, não tem esperança quanto ao futuro. Os sonhos são desfeitos e a vida se torna monótona e sem sentido. O medo paralisa literalmente a pessoa porque é uma emoção que relaciona ansiedade (aflição e angústia) com preocupação (julgamento e inquietação antecipada).
Especialmente em tempos de pandemia como esse em que estamos vivendo, de grande insegurança, seja na área da saúde ou na área da economia, precisamos aprender a lidar com esse sentimento. O que pode nos livrar desses temores? Uma vacina no caso da Covid-19? Apenas recursos financeiros seriam suficientes? Será que poderíamos encontrar algum lugar no mundo, ainda que remoto, um recanto onde não exista o medo? Não! Não há esse lugar. Infelizmente, o pecado alcançou e maculou cada centímetro quadrado do mundo e seus habitantes e o medo são consequência do pecado. (Romanos 5:12).
Se não há algo ou um lugar que pode realmente nos livrar do medo, será que alguém pode? Sim, Deus e somente Deus pode! A bíblia nos revela um Deus que é o autor da vida, da criação, da natureza, do universo, da salvação, único em caráter e poder, incomparável em amor. Essa mesma bíblia reúne milhares de promessas sobre o amor de Deus, promessas essencialmente animadoras para tempos difíceis e sem esperança.
Quando conhecemos Deus, passamos a desfrutar dessas promessas e, quando nos apegamos a elas, somos renovados em esperança e coragem para enfrentar as dificuldades da vida. Como se dá isso? Através de Cristo. Ele Se entregou por nós para nos salvar de todo o medo e nos fortalecer.
Com Cristo, temos segurança e certeza não apenas agora, mas eternamente. Cristo prometeu estar ao nosso lado sempre (Mateus 28:20) até que estejamos com Ele (João 14:3).

Inspirado no livro de
Mark Finley

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade