A meia calça é uma peça do guarda-roupa feminino que permite criar diversas adaptações nos looks. Dependendo da espessura dos fios, ela pode ser usada para esconder as pernas, transformar um look em algo divertido, proporcionar um toque sensual, aquecer e criar harmonia.
Nos dias frios, as meias podem ser a peça chave para transformar e incrementar a montagem do seu look.
Seja no verão ou no inverno, sabemos que as pernas continuam de fora, porém, para não sofrer nos dias mais frios, vale a pena apostar em meias-calças e leggings.
Elas, praticamente, estiveram em todos os desfiles e continuam sendo forte tendência para o outono/inverno.
A legging começou sendo usada nos anos 80 nas academias de ginástica e acabou sendo incorporada ao guarda-roupa social feminino, geralmente, completada por camisetas amplas ou camisas compridas e largas.
Já as meias-calças surgiram nos anos 60, como um recurso para deixar as minissaias mais decentes aos olhos da população.
No Brasil, as meias-calças só chegaram no fim da década de 60. Devido ao nosso clima tropical, as brasileiras, muitas vezes, usavam tipos mais finos, diferente do que faziam por exemplo as europeias.
As leggings continuam nesta estação, sejam nos modelos mais tradicionais ou mais elaborados, como modelos de renda, brilhantes (wet leggings), com tachas, coloridas, estampadas, em látex, lurex (tecido de brilho metálico) e recortadas.
Funcionam como coringa em várias situações, pois marcam bem as pernas e ficam neutras, quando na cor preta.
A tendência em meia-calça são as estampas e as cores. Estampas como o xadrez, listras modelos enrugados e desenhos deixam as produções mais modernas. Um dos destaques desta temporada são as meias que parecem tatuagens.
As meias-calças permitem que sejam criadas várias combinações e podem integrar looks para o dia a dia e looks noturnos. Algumas dicas de como usar:
– Para dar uma afinada na silhueta, as leggings pretas ou escuras são perfeitas para looks básicos;
– As leggings podem ser usadas com “camisetões”. Mulheres com corpo triangular podem apostar em calças nas cores escuras e nas blusas claras e as de corpo triângulo-invertido devem fazer o contrário;
– Para usar vestidos mais curtos com meia-calça, prefira as meias opacas, de fio 40, 60 ou 80.
– Ficam perfeitas com sapatos fechados e botas. Para afinar e alongar a silhueta, o sapato deve seguir a mesma tonalidade da calça;
– Para looks mais moderninhos, aposte em sobreposições com saias e vestidos, usando e abusando das cores e materiais;
– Para uma atitude ‘rocker’, combine-a com “camisetões” marcados com um cinto na cintura ou blusinhas mais soltinhas;
– No trabalho, aposte em composições mais básicas e neutras.
Diante dos inúmeros modelos e cores das meias-calças, também se destacam as meias estampadas. Elas podem ter muitas variações nas estampas, podendo ter apenas uma cor ou serem coloridas. Na montagem do look, é importante ressaltar que esta peça carrega muita informação e deve ser combinada com peças mais neutras e preferencialmente lisas.
No momento da escolha dos acessórios, também opte por não mesclar diversos acessórios chamativos, para manter o foco da atenção para as pernas cobertas pelas estampas. O uso da meia estampada causa a impressão de aumentar as medidas, podendo desfavorecer as mulheres de pernas grossas e tornando o uso da meia lisa uma alternativa para provocar a sensação de alongamento e pode ser uma vantagem para quem deseja “engrossar” as pernas.
O mais importante neste inverno é não passar frio e se divertir na hora de montar seu look.