Mel irregular apreendido foi incinerado

A Vigilância Sanitária destruiu os potes de mel irregulares apreendidos pela Guarda Municipal na cidade. O descarte aconteceu na quinta-feira (19) com o uso de uma incineradora, em uma das empresas da cidade.

A apreensão aconteceu na tarde de sexta-feira, 9 de março, quando um casal da cidade de São João da Boa Vista estava na cidade realizando a venda de mel.
O comércio ambulante era realizado na Rua 7 de Setembro, no Centro.
Segundo o Secretário Carlos Cavagnini, “esse mesmo casal já havia sido abordado outras vezes em Cosmópolis, realizando o comércio ambulante. Os dois foram orientados a se regularizarem na Prefeitura Municipal, o que não foi feito”.
A abordagem e a apreensão dos produtos aconteceram com base na Lei 3081/2008, que instituiu o Código de Posturas do Município.
Ao todo, foram apreendidos sete vidros que, segundo os ambulantes, continham mel.
A Secretaria de Segurança enviou os potes para a Vigilância Sanitária, para que houvesse a análise do produto.
No entanto, o Instituto Adolfo Lutz, que tem parceria com a Vigilância Sanitária, se recusou a fazer os exames. Segundo normas técnicas, produtos clandestinos, quando não é possível identificar o produtor e outros itens obrigatórios, devem ser apreendidos e descartados automaticamente.
Algumas possibilidades para o descarte adequado do produto foram estudadas. Entre elas, estava o descarte através de produtos químicos ou, então, a incineração.

A Vigilância Sanitária, no entanto, decidiu que a melhor forma de descarte seria por incineração, e assim foi feita.