MelhorAção concretiza primeira reforma

O projeto MelhorAção teve sua primeira reforma no último fim de semana, nos dias 24 e 25. O projeto é uma iniciativa voluntária que tem como objetivo a reforma de casas de pessoas que realmente precisam.

Como funciona?
O projeto MelhorAção escolhe uma família carente. “Como essa foi a primeira casa, chegamos através de indicações. Têm diversos itens que são necessárias para que a casa seja reformada, desde renda até documentos”, explica Lidiane Lima, integrante do Grupo.

A família escolhida
“Fomos contar a notícia que ela tinha sido escolhida, acho que já estava na expectativa, esperando muito por isso. Não só demos a notícia que a família foi escolhida, mas também conversamos para ver quais os anseios, já que olhamos e vemos tais necessidades, até mais da infraestrutura. Mas, a família acabou nos relatando, como, por exemplo, que tinha muito desejo pela casa com muro, principalmente, por privacidade e segurança. Antes de qualquer melhoria da casa, vem o ser humano, vem a preocupação do bem-estar da família, de estar perto, de ver as necessidades e de não parecer invasivo”, explica Jaqueline Pinheiro.

Equipe
“Nossa equipe de organização que, por enquanto, é pouca, tem dois engenheiros e os demais são voluntários. Houve, sim, mão de obra paga, de pedreiros, principalmente, na pré reforma, pois, precisamos de uma mão de obra especializada para a reforma. Existem, dentro da nossa organização, equipes. Por exemplo, a Jaque é da equipe de pertences, que tem esse cuidado com a família antes, durante e alguns dias depois da reforma. No meu caso, sou quem cuida da parte de interiores, que cuida dessa parte de reformar móveis e pintar paredes. A Nayara fica na parte de gestão de pessoas, ela cuida dos voluntários antes e durante a obra, inspeciona o uso de EPIs dentro da obra.
Temos também os engenheiros que cuidam das obras; o nosso financeiro, que também foi nosso transporte no dia. Essa é nossa equipe.
Quando um voluntário se inscreve, cada um se identifica com uma equipe e vai para ela. Tivemos também três voluntárias que tomaram a frente e fizeram nossa comida, já que ainda não temos a parte da cozinha. Ainda não temos uma pessoa na equipe que faça uma gestão do que se chama “patrimônio”, que é cuidar de todo o material que temos. Tudo que será usado na obra precisa ser cuidado por alguém, mas, ainda não temos uma pessoa na equipe, mas, tivemos também duas voluntárias que tomaram a frente e fizeram tudo acontecer. Foi perfeito. Os voluntários se dividem em equipes e organizam as tarefas.

Maior dificuldade
Para o projeto, a maior dificuldade foram 20 voluntários que não compareceram. “Contávamos com 70 e só foram 50, o que sobrecarregou quem estava lá”, relata Lidiane.

O que mais foi gratificante
“Além de entregar a casa linda e ver a emoção da Estelita e suas filhas, acredito que cada um teve sua parte mais gratificante”, conta Lidiane.

Patrocínio
“No total, foram 43 patrocinadores da cidade, de todas as áreas, falávamos sobre o projeto e eles decidiam ajudar. Nunca pedimos dinheiro, pedíamos material de construção, mas, alguns deram dinheiro que usamos para comprar material. Foi um sonho que saiu do papel”, esclarece Nayara.

Inspiração
O projeto foi inspirado na ONG Reparação, de Bragança Paulista, que veio prestigiar a primeira reforma do MelhorAção.

Estelita
A dona da casa que foi reformada conta que, para ela, foi tudo muito bom. “Eu gostei muito de tudo que eles fizeram por mim. Onde eu fiquei os dez dias da pré-reforma e reforma também foi muito bom. Peço a Deus que abençoe eles todos, que dê muitos anos de vida, saúde e felicidade para toda a equipe. Foi o presente de Natal adiantado que eu ganhei”, conclui.

Futuro
“Ano que vem, já retomamos nossos projetos e vamos atrás de novas famílias e membros para a equipe”, conclui Lidiane.

Mais informações sobre o projeto ou quem se interessar em ajudar contatar o e-mail: contato.melhoracao@gmail.com