Mesa Posta: confira dicas de como montar a mesa para o Dia das Mães

Rafaella Bertazzo também preparou duas receitas como opções para a data especial

Uma mesa posta e decorada faz toda a diferença na hora de receber amigos e familiares. A mesa posta se trata do ato de organizar itens (pratos, talheres, travessas, taças e copos) sobre a mesa, pode ser montada para um café da manhã, brunch, almoço, jantar, chá da tarde e até mesmo churrasco na área gourmet da sua casa.
Para harmonizar e decorar uma mesa simples, você deve utilizar uma toalha ou jogo americano de crochê, por exemplo, em tom neutro que combine facilmente com as suas louças e talheres que você possa ter em casa.
Na composição da mesa para refeições, como almoço ou jantar, separe os itens como pratos rasos, fundos e de sobremesa do aparelho de jantar. Lembre-se de não exagerar nas cores e estampas das louças porque o visual da mesa pode ficar sobrecarregado e confuso. Coloque um conjunto de talheres básicos e de acordo com os pratos que serão servidos. Importante: Cada item da mesa tem uma função específica como, por exemplo, para jantar, a disposição das louças, talheres e faqueiro deve seguir as regras básicas de etiqueta, como os garfos à esquerda e facas, colheres e taças à direita dos pratos. Coloque a colher de sobremesa sempre à frente do prato.
A toalha de mesa é uma peça fundamental na harmonia da decoração para o jantar, porém, você pode substituí-la por um jogo americano. O sousplat é uma peça que pode ser feita em louça, tecido, madeira ou metal para proteger a mesa da temperatura dos pratos. Uma mesa com sousplat na sala de jantar fica com uma apresentação muito elegante, pois realça a louça e a toalha.
Um dos detalhes mais delicados e que fazem toda a diferença na mesa, com certeza, é o porta-guardanapo de mesa. Além de ser indispensável, pode servir também como item de decoração, e o mais legal, personalizar do nosso jeito, gosto ou ocasião. Galhos de flores artificiais, frutas, flores, biscuit, argolas e até suculentas podem ser ideias bem interessantes para seu porta guardanapo.
Sempre pense nos seus jogos de pratos, talheres e louças para evitar gastos excessivos, mas uma louça nova sempre é bem-vinda! Bom, agora não tem como errar! Espero que tenha te ajudado e anote todas as dicas, para que quando voltar tudo ao normal, você comemore com aquele jantar com uma mesa cheia de detalhes incríveis!
Acima, nas fotos, veja alguns modelos simples e fáceis para montar.

Almoço
A minha sugestão para o almoço de domingo, especial para o Dia das Mães, é Lombo dourado recheado com abacaxi. Sirva arroz branco para acompanhar. Para complementar, uma bela salada é sempre bem-vinda, não esquecendo de finalizar com uma sobremesa doce. O Creme de Papaia com Cassis é uma opção rápida e fácil de preparar. Agora é só se aventurar na cozinha e tornar o dia da sua mãe muito especial.

Rafaella Bertazzo é formada em engenharia química de profissão, mas, descobriu, depois do nascimento da filha, um amor escondido pela gastronomia, decoração e por festas! Casada com Lebrinha e mãe da Estela, de 7 anos, trabalha, atualmente, com buffet para eventos e decoração infantil , além de ter uma empresa de organização de eventos e transformar o amor por presentear em uma empresa de cestas e platters, de onde vem também o amor por montar mesas para receber os amigos !

Lombo Dourado com Abacaxi

Ingredientes:
•2 quilos de lombo de porco
•3 colheres (sopa) de tempero para carne de porco
•2 xícaras (chá) de vinho branco seco
•Suco de 2 limões
•1 xícara (chá) de açúcar
•1 abacaxi em rodelas
•250 g de mini cebolas

Modo de preparo:
Com a ponta de uma faca, faça pequenos furos na superfície da carne.
Tempere o lombo com tempero para carne, coloque-o em uma assadeira grande e junte o vinho branco e o suco de limão.
Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por cerca de 2 horas, regando-o com o caldo a cada 30 minutos.
Leve o lombo para assar coberto com papel-alumínio, em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 1 hora, regando-o com o caldo de vez em quando.
Retire o papel-alumínio e volte ao forno por cerca de 1 hora ou até que esteja dourado, regando na metade do tempo.
Em uma frigideira grande, aqueça o açúcar até caramelizar. Junte o abacaxi e a cebola e cozinhe por 5 minutos ou até ficar dourado.
Sirva com o lombo.

Receita do Toca Eventos Buffet

Creme de Papaia com Licor de Cassis

Ingredientes:
•2 mamões papaia maduros
•6 bolas de sorvete de creme
•Licor de cassis a gosto

Modo de preparo:
1. Descasque o mamão e retire as sementes, pique e coloque no copo do liquidificador.
2. Acrescente as bolas de sorvete e bata bem.
3. Divida o creme em taças e regue com o licor.
4. Sirva imediatamente.

Receita do Toca Eventos Buffet

F. (19) 99391-9386
@rafabertazzo
@tocaeventos
@emproriolefloc