Mesa posta de Natal: como montar? Dicas para uma recepção especial!

Os pratos ficam mais saborosos. De maneira charmosa e elegante, o momento desperta sentimentos e conecta pessoas

Rafaella Bertazzo
Proprietária do Toca Eventos e Buffet e
Emporio Lefloc
@rafabertazzo

A mesa posta de Natal faz toda a diferença para aqueles que gostam de pensar em cada detalhe durante as datas festivas. Ela é uma opção charmosa e elegante para receber os convidados. Já no momento da ceia, ela traz a sensação de que os pratos especiais estão ainda mais saborosos.
Pode até parecer que organizar a mesa posta de Natal é uma tarefa difícil, contudo, você só vai precisar de um pouquinho de disposição, criatividade e, claro, muito amor!
Mas quais são as peças que você vai precisar para complementar o que já tem em casa e valorizar sua mesa na época mais linda do ano? Inspire-se em nossa seleção!

Dicas para uma mesa posta de Natal encantadora
• Invista nas cores tradicionais. Você sabia que, segundo a tradição, o vermelho é usado para representar o amor, o verde significa esperança e o dourado, generosidade e prosperidade?
• Fique atenta à quantidade de pessoas que vão se sentar à mesa. É importante pensar nesse detalhe, pois os utensílios e adornos não devem limitar muito o espaço dos convidados.
• Mime seus amigos e familiares. Porque não colocar bilhetinhos ou lembrancinhas na mesa posta de Natal?! Afinal, quem não ama uma surpresa?
• Arranjo de centro de mesa: Use velas, composição de flores e enfeites. Uma ideia bem legal é combiná-la com o que usou na árvore.
• Copos: As taças não podem ficar de fora de uma mesa posta de Natal. Se estiver na dúvida sobre o modelo que deve escolher, pense na harmonização preferida dos seus convidados e lembre-se que tanto as de vinho, como as e água, são versáteis. Por outro lado, se a dúvida estiver na cor, leve em consideração que as peças lisas e transparentes combinam com todos os estilos.
• Guardanapos: Os fabricados em tecidos, como linho ou algodão, remetem à sofisticação. Posicione-os no centro do prato.
• Jogos americanos ou sousplats: Eles são os responsáveis por realçar a louça e até mesmo por demarcar o lugar dos convidados à mesa. O bacana é que você pode encontrá-los em diversos modelos, cores e materiais, como fibras naturais e tecidos. Ao mesmo tempo, o sousplat também é ótimo para proteger a mesa das superfícies quentes dos pratos.
• Louças: Invista nas brancas ou naquelas que tenham um toque a mais de tal forma que combinem com as demais peças. Uma dica legal é: se a toalha for colorida opte por um jogo de jantar branco. Sob o mesmo ponto de vista, se a tolha for branca, esse é o momento de ousar com louças de padrões divertidos
• Porta-guardanapos: Eles não só deixam a mesa com a cara do Natal, como também são temáticos e fáceis de encontrar.
• Toalhas: Por fim, mas não menos importante, elas são itens opcionais, se bem que são boas opções para quem irá receber muitas crianças, uma vez que ajudam a proteger a mesa da sujeira.
Aqui você pode utilizar as brancas e clássicas que ficam, geralmente, guardadas para ocasiões especiais. Entretanto, se optar por comprar, pense no jogo de jantar e no contraste que deseja criar.
O que acharam? Contem pra mim no insta @rafabertazzo se conseguiram criar a mesa posta de Natal perfeita para recepcionar amigos e familiares. Estou curiosa!

 

 

 

 

 

 

 

Falsa Bacalhoada

Ingredientes:
1 kg de filé de merluza congelado
4 tomates
4 cebolas
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
suco de 3 limões
sal e pimenta-do-reino a gosto
4 batatas médias cozidas
azeite a gosto
200 g de azeitonas pretas (das miudinhas)

Modo de preparo:
Corte o peixe em pedaços ainda congelado, tempere com o suco de limão e os outros temperos a gosto (pode colocar sal a mais porque depois de assado fica um pouco sem sal).
Deixe no tempero por 1 hora. Corte todos os legumes em 4 partes.
Em um refratário grande, coloque todos os ingredientes aleatoriamente (coloque somente o peixe, a marinada pode jogar fora).
Cubra com o azeite.
Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por mais ou menos 30 minutos (15 minutos com papel e 15 minutos sem).
Sirva com uma salada de folhas e arroz branco.