Mesmo após incêndio, cosmopolenses não ficaram órfãos de biblioteca

No dia 04 de dezembro de 2016, Cosmópolis sofreu uma grande perda: a biblioteca municipal. Com um grande acervo de livros, espaço para estudo e um local muito conhecido pelos estudantes da cidade, a perda de conteúdo histórico e físico gerou grande comoção em toda a região.
O incêndio acidental teve início no prédio vizinho, onde funcionava uma pizzaria.
Em dezembro deste ano, a fatídica data completará três anos e, desde então, os estudantes, de alguma forma, ficaram ‘órfãos’ de obras literárias físicas e um espaço de estudo.
Desta forma, decidimos entrar em contato com a Secretaria de Cultura do município para falar, desde então, quais trabalhos foram feitos para recuperação de um espaço como o de antigamente. Acompanhe na íntegra:

1- O fatídico acidente que deixou a Biblioteca municipal em chamas ocorreu em dezembro de 2016. Janeiro seguinte, uma nova gestão assumiu os trabalhos da Secretaria de Cultura. Quais foram os trabalhos desenvolvidos sobre esse serviço no município?
2- Atualmente, Cosmópolis possui uma Biblioteca? O atendimento se dá na Secretaria de Cultura? Precisa de cadastro? Funciona como antigamente?
3- Neste momento, há o recebimento de doações de livros e materiais para esta biblioteca?
4- Há planos de um espaço exclusivo para ela?
5- O que os alunos precisam para ter acesso ao novo acervo?

Acompanhe as informações da Secretaria de Cultura:
“A equipe da Biblioteca Municipal deu início a uma campanha para arrecadar livros. Pedidos a várias editoras foram enviados e muitas contribuíram com doações.
Por meio da Associação ‘Eu faço Cultura’, 1000 livros novos foram recebidos pelo município. A Secretaria de Cultura adaptou uma de suas salas para o funcionamento da Biblioteca.
A Biblioteca está em funcionamento na sede da Secretaria de Cultura, localizada na Rua Santa Gertrudes nº 254, das 8h00 às 16h00, de segunda a sexta. Os livros podem ser emprestados pelos munícipes que forem cadastrados. Para realizar o cadastro, é necessário apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço; em caso de menor de idade, deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis.
Com o objetivo de descentralizar o acesso, uma outra biblioteca foi inaugurada, a Biblioteca CEU, localizada na Rua Benedito Moraes de Machado,755, Bairro Jardim Andorinhas.
O projeto “Geladeiroteca”, uma geladeira que é biblioteca, está à disposição da população na praça de alimentação do Shopping Cosmópolis Plaza e outra na recepção da Unidade Básica de Saúde “Dr. Henrique Scursoni Neto”. Nas geladeiras, os munícipes podem pegar livros, devolvê-los e deixar outros, livremente. O projeto tem contribuído para a rotatividade de livros e incentivo à leitura.
Temos um projeto aprovado junto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, para aquisição de livros, computadores e estantes. O projeto conta com possíveis patrocínios das empresas: CMS Instrumentos Analíticos, Enxuto Supermercados, Usina Ester, Fernandes Têxtil e Globe Química”.