Mesmo em crise, Cosmópolis possui cerca de 2.000 empresas em atividade

Mesmo diante da crise, muitos cosmopolenses arregaçaram as mangas e mostraram o lado empreendedor para a sociedade. Apenas no ano de 2015, até o último dia 03 de novembro, 224 novas empresas foram regularizadas na Prefeitura do município, totalizando cerca de 2.000 empresas em atividade.

Outras cidades também tiveram números significativos a partir do aumento de novas empresas. Campinas, por exemplo, ganhou mais de 2.200 instituições abertas dentro do curto prazo de oito meses, a maioria, com apoio do projeto do governo estadual Via Rápida Empresa (VRE), que tem como objetivo facilitar a abertura de empresas, reduzir a burocracia e adequar o negócio à legislação local.

O VRE, segundo o site oficial do Governo do Estado de São Paulo, integra os sistemas Cadastro Web e o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), para coleta de dados para o registro empresarial, realiza a consulta prévia da viabilidade de localização apenas para os municípios conveniados, e requer as licenças para o exercício das atividades econômicas, envolvendo os municípios paulistas (conveniados ou não) e os órgãos estaduais responsáveis pelo licenciamento: Vigilância Sanitária (representada pelo Centro de Vigilância Sanitária – CVS), Meio Ambiente (representado pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e Corpo de Bombeiros.

A cidade de Cosmópolis não possui convênio com o programa, porém, segundo Marcos Antônio Mendonça, presidente da Associação Comercial e Industrial de Cosmópolis, a ACICO, realmente, o aumento é perceptível. “Tenho acompanhado várias lojas que iniciaram suas atividades neste ano, como também algumas que foram ampliação de rede. Os setores que mais se destacam são: vestuários e acessórios.”
Os apoios muito importantes para os empreendedores da cidade de Cosmópolis, além da Associação Comercial, são o SEBRAE e o SENAI. “Neste momento em que nosso país está com dificuldade na economia, todos nós, empresários, estamos vivendo um momento difícil em tomadas de decisões. O papel da ACICO é orientar os empresários através de cursos. O SEBRAE e o SENAI têm trazido várias ferramentas no decorrer deste ano, que são disponibilizadas para os associados. Trouxemos várias palestras motivacionais, tanto para funcionários quanto para empresários”, confirma Marcos.

Ainda segundo o presidente, este é um momento de muita cautela, principalmente, para quem está começando. “É um momento de cautela, tomar decisões com base em relatórios, verificar todos os custos operacionais, para que você gaste o necessário. Os clientes gostam de inovação, pois, muitas pessoas compram por impulso. O momento é de tirarmos a palavra crise, e vamos criar algo novo!”, finaliza o empresário e presidente da ACICO Marcos Antônio Mendonça.

 

Marcos Antônio Mendonça é empresário e Presidente da ACICO - Cosmópolis

Marcos Antônio Mendonça é empresário e Presidente da ACICO – Cosmópolis