Meu animal, meu xodó

Nome completo do dono e profissão:
Heloísa Sala Grigoletto Roveratti.

Nome e idade do xodó:
Luna Maria, 8 anos.

Raça:
Vira-lata.

Como você adotou o animal?
Adotei através de um amigo que estava doando os filhotes.

Como foi a escolha?
Minha família e eu queríamos uma fêmea e quando visitamos os filhotes nos apaixonamos; mal sabíamos que era a mais agitada da ninhada.

Qual é o prato predileto do seu xodó?
Além da ração, Luna ama banana e biscoitos de cachorro.

O que vocês fazem juntos?
Passear, brincar no quintal com seu brinquedo preferido: um tênis velho. Luna costuma ficar deitada embaixo da mesa do escritório quando ficamos lá trabalhando ou estudando também, fazendo companhia.

Quantos animais você tem em casa?
Somente a Luna.

Que animal você gostaria de ter e ainda não tem?
Um gato ou um passarinho, mas Luna é muito ciumenta e odeia principalmente gatos e pássaros.

Qual punição você daria para as pessoas que maltratam os animais?
Prisão e multa.

Você comemora ou gostaria de comemorar o aniversário do seu xodó?
Sempre comemoramos, pois Luna nasceu dia 06/04 e eu dia 10/04, então sempre comemoramos no dia dela e no meu dia também.

O seu xodó dá muito trabalho para você?
Um pouco, assim como qualquer outro animal de estimação, porque é uma responsabilidade cuidar de uma vida, além de dar a devida atenção emocional que o animal precisa. Também sempre levamos ao veterinário para exames periódicos e para tratar uma doença crônica de alergia que, dependendo da época, volta a surgir. Luna é uma cachorra muito enérgica. Apesar de ter 8 anos, ainda demanda muita atenção para gastar sua energia.

Quando você viaja, você leva o seu xodó ou o deixa com alguém?
Luna não gosta de andar de carro e não se adapta muito bem em outros ambientes, acaba sendo estressante. Não temos muito costume de viajar, mas quando vamos, minha avó geralmente fica em casa e cuida dela ou quando vamos todos, minha vizinha ou minha amiga (a qual a Luna está familiarizada e gosta bastante) vem cuidar todos os dias.

Como é a relação do xodó com o restante da família?
Luna é muito amigável com todos, um pouco mais próxima de mim e da minha mãe do que minha avó e meu padrasto. Luna é bem temperamental, então, temos que respeitar seu espaço quando não quer brincar.

Por que ter um animal de estimação em casa?
Minha família sempre cresceu com animais, e claro que eu também. Eles sempre alegram nosso dia, mesmo tendo um dia difícil no trabalho ou pessoal. Assim como eles aprendem com o dono, nós aprendemos a amar com eles também.

Durante o dia, ele fica sozinho ou sempre tem alguém em casa com ele?
Minha avó e meu padrasto ficam em casa, pois ambos são aposentados e cuidam dela quando eu e minha mãe saímos para tabalhar ou estudar.

Conte uma história engraçada de vocês:
Um dia de manhã, estava dormindo tranquilamente quando minha mãe começa a gritar desesperadamente e eu acordo no susto, ouvindo barulho de coisas caindo no chão. Levantei da cama correndo, pois achei que a Luna estava machucada. Quando cheguei ao quintal, lá estava ela com uma ratazana enorme pendurada na boca. O barulho todo durou cerca de 5 minutos e foi o suficiente pra Luna derrubar tudo no quintal para caçar a ratazana. Enquanto isso, minha mãe gritava, os vizinhos vieram ver o que estava acontecendo, pois, com a gritaria, parecia algo sério.
Luna tem costume de “caçar” pássaros e fica muito brava quando tentamos tirar dela. Com o rato, foi bem difícil, mas após o caos, esperamos ela se acalmar e fizemos uma troca. Dei um pedaço de banana para ela e consegui pegar a ratazana.