Meu Animal, Meu Xodó

O “Meu Animal, Meu xodó” desta semana é com a Rosa Jumara Vieira, de 45 anos, e seus xodós Meg Cristina e Melissa.
Rosa explica que “escolhi o nome Meg por ouvr a vizinha chamando a cachorra dela o dia todo, que também se chamava Meg, e a Melissa, por ter cor de mel, e para não chamar somente de mel, meu namorado e eu decidimos colocar Melissa”.
“A Meg foi comprada de uma pessoa aqui da cidade mesmo e a Melissa foi presente de aniversário do meu namorado Beto”, conta Rosa.
As cachorrinhas comem ração, biscoitos e alguns petiscos. “Quando estamos comendo alguma coisa diferente, damos um pequeno pedaço para que elas não fiquem com vontade”, conta Rosa. “Elas nunca tiveram nada grave, mas, sempre passamos pelo veterinário e as vacinas estão sempre em dia. Quem cuida delas para nós é o veterinário Chiquinho, que cuida muito bem e é nosso veterinário de confiança”, acrescenta.
Rosa gosta muito de passear com seus xodós. “Brincamos em casa, passeamos de carro e elas adoram. Quando passeamos com elas, na maioria das vezes, vamos a Holambra, pois lá não tem cachorro de rua e fica mais fácil e mais agradável o passeio, pois, aqui em Cosmópolis, há muitos cachorros na rua e já sofremos ataques”, relata.
Na casa, vivem só Meg e Melissa, mas, Rosa diz que “gosto muito da raça Pinscher, ainda quero um número zero”.
Para Rosa, a punição para maus-tratos aos animais deveria ser pena máxima sem direito a fiança. “Só assim aprenderão a respeitar os animais”.
Quando viajam, as cachorrinhas são deixadas com a mãe de Rosa, “pois, a maioria dos hotéis não aceita animais”, explica.
“Com a família, elas se comportam muito bem, mas, fazem amizade fácil com outras pessoas também. Com outros animais, é um pouco mais difícil, pois, elas latem muito e a Melissa é muito ciumenta; quando minha filha traz o cachorro dela, ela fica o dia todo triste e quer atenção só pra ela”, conta.
“Quando a Melissa chegou, era muito pequena e meu namorado a confundiu com rato. Ele me disse: ‘tem um rato perto do portão e não é muito pequeno, vou lá ver se espanto ele’”, relembra Rosa.
As cachorrinhas são muito amadas por Rosa e seu namorado. São partes importantes na vida de Rosa.