Meu casamento sob o Senhorio de Cristo

Assim nos diz, o texto bíblico em Efésios 5. “25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a Si mesmo Se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29 Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; 30 porque somos membros do seu corpo.
31 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. 33 Todavia também vós, também ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido”.
Tenho que investir no casamento, levando-o a viver sob o Senhorio de Cristo. Para isso, devo conhecer a razão de ser da vida conjugal no plano de Deus e aplicar os princípios bíblicos para viver bem no lar.
1. Na concepção bíblica, casamento é a mesma coisa que acasalamento, junção de carnes. Por isso, quando uma pessoa adultera ou se prostitui, ela está pecando, pois, através da relação sexual, ela está se casando com várias pessoas ao mesmo tempo. É necessário que duas pessoas se tornem uma só carne.
2. Um casal deve buscar uma constante consolidação de sua união. Tempo de casado não isenta ninguém desse cuidado e atenção especial.
I – O Propósito de Deus Para o Casamento.
1. Não basta que um casamento tenha sido segundo Deus, ele deve estar agradando a Deus.
2. Um casamento agrada a Deus, quando ambos os cônjuges trabalham o aperfeiçoamento de sua união.
II – Ele e Ela Sob o Senhorio de Cristo.
1. O marido, segundo a Bíblia, exerce na família liderança. Não uma liderança absolutista, como alguns pretendem, mesmo porque Cristo é o Senhor da família. Então, qual a categoria da liderança do marido na família? Uma liderança partilhada com sua esposa, que é a sua ajudadora.
2. A esposa, por sua vez, deve considerar a posição do marido. Quando suas posições se conflitarem, o melhor é não se rebelar contra as decisões dele. O melhor ainda é que, antes de toda tomada final de decisão, o casal esteja aos pés de Jesus, em oração, buscando definições em comum.
3. Algumas palavras nos remetem a um pensamento interessante e que implica em atitudes definidas de nossas vontades:
3.1 Comunicação – A ação de comunicar, tornar conhecido.
3.2 Consideração – A ação de considerar, não deixar cair na desatenção.
3.3 Apreciação – A ação de apreciar, valorizar.
O casamento sob o senhorio de Jesus Cristo é harmônico e feliz.
III – Sugestão Para o Bem do Casamento.
1. O casal deve buscar, não apenas o acasalamento no plano físico, mas de ideias, de gostos e de atitudes.
2. No plano do conjunto (dos interesses do casal), unidade. No plano da individualidade, respeito mútuo. Para que não haja violação.