Michael compartilha um pouco sobre a cultura americana e seu trabalho

Estadunidense mora em Cosmópolis e apresenta os cartões comemorativos que desenvolve ao longo do ano

Michael A Trent – Artista plástico
Instagam: @worldofmichaeltrent
Facebook: World Of Michael Trent

Michael Trent é um artista plástico de Nova York e o único americano morando em Cosmópolis. “O ‘Gringo de Cosmópolis’ é como eu costumo me chamar. Minha primeira viagem ao Brasil, e a Cosmoplis, foi há 20 anos, quando me apaixonei por esse país imediatamente. A comida, a música, as pessoas, a cachaça. Eu mencionei a cachaça? Há cerca de 10 anos, meu parceiro Ruy e eu tomamos a decisão de nos mudar para Cosmópolis para uma vida simples e menos estressante.
Como artista, trabalho com papéis, carimbos (carimbos artesanais) e stencils. Minha principal paixão é fazer cartões usando carimbos de borracha. Comprei os meus primeiros carimbos há cerca de 25 anos numa loja de artesanato em NY. Eu realmente não tinha ideia do que fazer com eles, mas eu os amava. Algumas semanas depois, eu estava em uma livraria e encontrei uma revista relacionada apenas a carimbos de borracha e como utilizá-los. Fiquei chocado. Eu não tinha ideia de que havia toda uma indústria de carimbos de borracha.
No final da revista, havia um anúncio de uma loja de carimbos em Nova York. Eu fui, um dia, na minha hora de almoço, e conheci um mundo totalmente novo para mim. Uma loja cheia de carimbos de todos os tamanhos e designs.
Foi aí que tudo começou! Comecei a aprender muito com outras revistas, blogs e tendo aulas em diferentes lojas de artesanato. Isso foi antes de o YouTube ser grande. Agora, eu assisto muitos vídeos no YouTube para aprender novas ideias. Usar carimbos de borracha para fazer arte é perfeito para alguém como eu, que não sabe desenhar.
Os americanos adoram enviar cartões comemorativos. A ideia de trocar cartões de felicitações remonta aos antigos chineses. Os europeus começaram a vendê-los em 1400. Atualmente, os americanos compram cerca de 6,5 bilhões de cartões comemorativos todos os anos. As vendas no varejo de cartões comemorativos estão entre US$ 7 e US$ 8 bilhões.
Enviamos cartões em todas as ocasiões – aniversários, bodas, nascimentos, primeira comunhão, confirmação e Bar & Bat Mitvahs (na religião judaica). Enviamos cartões para quase todos os feriados – Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Halloween, Ação de Graças… Mas, o maior feriado é o Natal. No ano passado, quase 1,6 bilhão de cartões foram enviados pelo correio ou doados às pessoas.
Há algo muito especial em receber um cartão de alguém pelo correio. Principalmente se for um cartão feito à mão. É uma sensação muito diferente de receber uma mensagem de texto de alguém.
Fazer cartões era meu hobby nos Estados Unidos. Eu adorava fazer cartões à noite para me ajudar a relaxar e desestressar. No meu último trabalho, alguém perguntou se poderia comprar alguns de mim, então comecei a fazer cartões para vender para as pessoas. Principalmente, para aniversários, nascimentos e feriados de Natal e Hanukkah.
Quando me mudei para o Brasil, trouxe todo o meu material com a ideia de dar aulas ou vender meus cartões. Foi quando percebi que dar cartões não era uma coisa muito comum aqui. É mais fácil e barato enviar uma mensagem para alguém no Facebook, Instagram ou WhatsApp.
Eu faço cartões de Natal o ano todo. Para ajudar as pessoas a se apaixonarem pela ideia de fazer cartões de Natal também aqui no Brasil. Eu e 2 amigos formamos um grupo chamado The Crafty Elves Countdown To Christmas (A contagem regressiva para o natal dos elfos artesãos). Cada um de nós faz 4 cartões de Natal por mês que postamos em nossos blogs e Instagram no dia 25 de cada mês. No final de novembro, fizemos, ao todo, 44 cartões que tivemos a oportunidade de dar ou enviar para as pessoas nas festas de fim de ano. Eu faço cartões simples, cartões 3D usando fita banana e muitos cartões mais elaborados também.

Minha outra paixão é fazer “mini-álbuns” ou “fólios de fotos” – álbuns de fotos feitos à mão para casamentos, recém nascidos, relacionamentos, viagens. Não é o tipo de álbum que você compra em lojas feito na China. Estes são álbuns feitos à mão usando papéis temáticos decorativos para criar álbuns únicos para dias especiais. São páginas que se abrem, viram para cima, para baixo, com compartimentos secretos para guardar fotos. Percebi, um dia, muitos anos atrás, que agora mantemos todas as nossas fotos em nossos telefones. Os dias de levar um rolo de filme para uma loja e esperar pelas fotos acabaram. Ao fazer ou dar um álbum, somos forçados a imprimir fotos para preservar nossas memórias para a próxima geração.
Também faço outras coisas usando papéis, mas fazer cartões e álbuns é realmente o que faço o dia todo. Além de fazer sobremesas americanas e dar aulas de conversação em inglês. Mas, agora que a pandemia está quase acabando, estou planejando aulas para ensinar como fazer os álbuns. Posso até começar a dar aulas de confecção de cartas também. Se você quiser ver mais do meu trabalho, você pode verificar minha página no Instagram ou Facebook.
https://www.instagram.com/worldofmichaeltrent/
https://www.facebook.com/worldofmichaeltrent”