Microagulhamento: técnica que renova a pele

Recentemente, tem sido proposta a utilização de um sistema de microagulhas aplicado à pele com o objetivo de gerar múltiplas micropunturas, longas o suficiente para atingir a derme e desencadear, com o sangramento, estímulo inflamatório que resultaria na produção de colágeno.
O microagulhamento recupera a pele envelhecida ao estimular a produção natural de colágeno; não há, praticamente, nenhum efeito colateral, aumentando a espessura da pele em 8%. As microagulhas estimulam uma cicatrização natural da derme e induzem à produção natural de colágeno para maximizar as habilidades de recuperação das células da pele ao reduzir rugas, cicatrizes e pigmentação, além de melhorar a firmeza e o tom da pele.

Antes e depois do tratamento de microagulhamento

As principais indicações do Microagulhamento são fotoenvelhecimento (resurfacing), cicatrizes de acne, de queimadura, cirúrgicas, entre outras aplicações. A técnica pode ser indicada também no tratamento de estrias, melasma, melhora da textura da pele (poros dilatados) e para auxiliar na deposição de substâncias terapêuticas nas camadas mais profundas da pele.

Cuidados após o microagulhamento
Após o microagulhamento, a pele apresentará descamação, crostas superficiais, vermelhidão, ardor e um leve inchaço, além de sensibilidade ao frio, calor e sol. O uso de água termal para acalmar a pele é indicado, além de cicatrizantes com antibióticos, que serão receitados pelo dermatologista. Evite aplicar água quente no rosto nas primeiras 24 horas e não mexa no local.
É importantíssimo evitar a exposição solar nos primeiros 45 dias e sempre usar filtro solar adequado à pele, em geral com fator de proteção solar maior do que 30, para evitar formação de manchas. Além disso, se aparecerem crostas na pele, é importante não arrancá-las.
Vantagens do microagulhamento:
• O procedimento permite estímulo na produção de colágeno sem remover a epiderme.
• O tempo de cicatrização é mais curto, e o risco de efeitos colaterais é reduzido em comparação ao de técnica

Natalia Galhardo
Biomédica
FisioArte – Fisioterapia & Estética
Fone: 3872-7879

s ablativas.
• A pele se torna mais resistente e espessa, divergindo de técnicas ablativas, em que o tecido cicatricial resultante está mais sujeito ao fotodano.
• Tem sua indicação ampliada a todos os tipos e cores de pele, bem como pode ser utilizada também em áreas de menor concentração de glândulas sebáceas.
• Baixo custo quando comparado ao de procedimentos que exigem tecnologias com alto investimento.

Contraindicações
Pacientes com problemas de coagulação sanguínea, em uso de anticoagulantes, pessoas com diabetes não controlado ou câncer e com lesão ou doença de pele ativa na região que será tratada são todos contraindicados a fazer o microagulhamento. O procedimento também não pode ser feito em pessoas que ainda têm acne ou com herpes ativa.
Pessoas com propensão a queloides devem ser avaliadas, e podem ser contraindicadas ao microagulhamento em algumas regiões do corpo.
O microagulhamento também é contraindicado para quem tem psoríase ou fez uso de isotretinoína nos seis meses anteriores.