Milagres

Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus. Mateus 14:29 (NTLH)

Até hoje, a ciência não foi capaz de explicar como Pedro pode andar sobre as águas sem afundar. A ciência também não explica como Lázaro, que estava sepultado havia quatro dias, ressuscitou (João11). Assim como a ciência não explica como a água se transformou no melhor vinho em uma festa de casamento (João 2). Também não há explicação na ciência de como cinco pães e dois peixes foram suficientes para alimentar com sobras mais de cinco mil pessoas (João 6).
Todos esses eventos estão registrados na bíblia e são conhecidos como milagres. A bíblia registra centenas de acontecimentos inexplicáveis à luz da lógica humana. Se apenas os milagres realizados por Jesus fossem registrados em livros, não haveria livros que os coubessem. (João 20:30-31).
Entre tantos milagres realizados por Cristo, Mateus narra esse no qual Pedro foi protagonista, não que Jesus não seja o principal agente nos milagres, Ele sempre é o protagonista, mas nesse caso há uma razão para Pedro receber destaque. Pedro era um indivíduo comum e normal, representando, portanto, qualquer um de nós.
Então, o que devemos aprender com isso? Sendo Pedro um indivíduo como nós, sujeito às aflições dessa vida, e Jesus sendo o filho de Deus, onisciente, onipotente e onipresente (Hebreus 13:8), devemos crer que quando precisarmos podemos clamar a Jesus por milagres em nossas vidas.
O texto diz que era madrugada e os discípulos estavam em uma pequena embarcação bem no meio do mar, também relata que os ventos eram contrários e as ondas açoitavam o barco. Em uma situação dessa, quem desceria de um barco à noite e no meio de uma tempestade em alto mar?
Ocorre que não foi qualquer pessoa que ordenou a Pedro que descesse, foi Jesus, por isso ele obedeceu. Se ele não tivesse descido do barco, o milagre não aconteceria, mas sob a ordem, mesmo diante da situação adversa, Pedro atende e desce do barco. Essa experiência vivenciada pelo apóstolo tem muito significado para nós.
Nossa vida é como um barco navegando pelo mar desse mundo agitado. Muitas vezes, nos deparamos com tempestades que assolam nossa estabilidade financeira, saúde, casamento, família, emprego, etc. Em tempos de angústia, medo e expectativas, um milagre que possa nos trazer segurança e paz é sempre bem-vindo! Seu milagre pode estar muito perto, dependendo apenas de um passo, um passo de fé.
Talvez você tenha ouvido o convite de Jesus, mas a noite escura, os ventos contrários e o medo te trazem temores, fazendo pensar que é mais seguro agarrar-se ao barco dos seus próprios recursos. Jesus está dizendo a você: “Vamos, você consegue, olhe pra Mim, somente pra Mim, esqueça os ventos contrários, a escuridão e as ondas. Estamos quase lá. Eu estou aqui”.Não tenha medo! Vai dar tudo certo.

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade